O Exército Brasileiro se prepara para a defesa cibernética

brasil guerra defesa cibernéticaConforme o blog AnchisesLandia e outras mídias notificaram recentemente, as Forças Armadas brasileiras, lideradas pelo Exército, planejam inaugurar ainda no segundo semestre deste ano o Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), que reunirá cerca de 100 oficias do Exército, Marinha e Aeronáutica. Este centro já está em formação, e será localizado em um prédio do Exército em Brasília.

Segundo reportagens publicadas na mídia, o objetivo do CDCiber será coordenar as ações de defesa cibernética e proteger as redes militares e governamentais, além de possibilitar uma contribuição na proteção às infraestruturas de informação. O centro contará com um simulador para exercícios de guerra cibernética, laboratório para análise de artefatos maliciosos na rede e centro de tratamento de incidentes.

Alinhado à tradição pacifista do país, o governo e os militares preferem usar o termo “defesa cibernética”, ao invés de “guerra cibernética”este último mais usado em outros países recentemente.

O Brasil já possui uma Estratégia Nacional de Defesa geral, e agora essa defesa contra ataques cibernéticos está sendo desenvolvida conjuntamente pela Casa Civil da Presidência da República, pelos Ministérios da Defesa, das Comunicações e da Ciência e Tecnologia, e pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR).

Via: AnchisesLandia – Brazilian Security Blogger