Mudanças do Facebook aumentam preocupações de segurança

facebook por benstein

Se por um lado as alterações planejadas pelo Facebook aumentam a interação entre seus usuários, por outro pode inundar o site com spambots (como no Twitter) e aumentar os ataques direcionados, de acordo com a Bitdefender.

As últimas semanas foram de novidades para os usuários do Facebook, como a atualização do Controle de Privacidade e a silenciosa revelação das Smart Lists, entre várias outras novidades.

Alexandru Cosoi, da Bitdefender, comentou: “Apesar dessas mudanças serem bem recebidas pela comunidade, elas de fato levantam uma série de questões de segurança. Baseado na nossa experiência com ameaças de Twitter e do próprio Facebook, nós esperamos novos tipos de truques os quais vão se espalhar usando essas novas funcionalidades, como já vimos acontecer anteriormente.”

Os 5 principais pontos de preocupação com a segurança são:

  1. As Smart Lists devem levar usuários a compartilhar mais informações publicamente, fornecendo a arma ideal para alvos direcionados.
  2. Os Subscribers aumentarão o número de spambots, assim como acontece no Twitter.
  3. Tudo que você compartilhar no Facebook agora estará disponível e fácil de encontrar, na nova timeline.
  4. Sua saúde agora é social e pública! A nova timeline incentiva os usuários a relatarem problemas como um braço quebrado, mal-estar ou preparação para uma cirurgia.
  5. Widgets: a porta aberta para scams interativos.

Após um grande número de problemas relacionados à segurança do Facebook, essas novas questões somam-se aos receios dos especialistas em segurança.