Países do Mercosul irão buscar a redução de dependência tecnológica estrangeira, afirma ministro das Relações Exteriores

mercosulNo último dia 16 o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, declarou que os países membros do Mercosul irão buscar a  redução de dependência tecnológica  estrangeira, a fim de evitar a espionagem nas telecomunicações. Tais mudanças e precauções  estão sendo feitas após a denúncia do programa de espionagem, feito  por agências secretas dos EUA, incluindo o Brasil.

Foi criado um grupo de trabalho entre os membros do Mercosul, com o objetivo de  implementar ações que tragam segurança  cibernética e a redução de dependência  tecnológica estrangeira.

“Para avançar na adoção de medidas que garantam a proteção adequada da comunicação, em particular preservar a soberania dos Estados e privacidade dos indivíduos”, disse Antonio Patriota. Destacou ainda que os membros do Mercosul pretendem levantar um debate sobre o assunto na próxima Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: Convergência Digital