O impacto econômico do cibercrime e da ciberespionagem – Números brutos podem ser apenas parte da história já que as perdas em propriedade intelectual podem repercurtir em efeitos ainda mais amplos

globe-cyberwarEstudo feito pelo Center for Stategic and International Studies (CSIS) patrocinado  pela McAfee -“The Economic  Impact of Cybercrime and Cyber Espionage” –  levanta o impacto econômico global do cibercrime e da  ciberespionagem. Os  gastos ficam entre 0,5% e 1% da renda nacional, ficando entre 70 e 140 bilhões  de dólares nos  EUA.  Um limite inferior pode atingir entre 20 e 25 bilhões de  dólares.

“Usando dados do Departamento de Comércio sobre as taxas de exportações e  empregos nos EUA, chegamos a uma estimativa de 508 mil postos de trabalho potencialmente perdidos pela ciberespionagem”, disse James Lewis, co-autor e  diretor do CSIS.

“Tal como acontece com outras estimativas do relatório, no entanto, os números brutos podem contar apenas uma parte da história. Se uma boa parte desses postos de trabalho foram empregos na indústria ‘high-end’ que foram para o exterior por causa das perdas em propriedade intelectual, os efeitos podem ser ainda mais amplos”, continua ele.

Veja mais informações através do link.