5ª edição do War Driving Day acontece neste mês (via @TI_Rio)

logo_tirio_150pxRecentemente, acompanhamos o aumento do número de atividades maliciosas e vimos  grandes empresas terem seus sistemas de segurança violados pela espionagem.  Dentro desse contexto, o TI Rio, em parceria com a Clavis – Segurança  da  Informação retorna este ano com a 5ª edição do War Driving Day cujo objetivo é  testar a segurança das redes sem fio.

A iniciativa pretende criar uma permanente campanha sobre a importância da segurança da informação no universo das redes sem fio. O War Driving Day é executado por um dispositivo e 2 antenas potentes a bordo de um automóvel que percorre o centro do Rio de Janeiro.

As antenas de alta potência utilizadas são capazes de detectar redes sem fio a  alturas de mais de 20 andares. Dados quantitativos das redes serão registrados para gerar informações que vão servir de base para o alerta do TI Rio a respeito das medidas de segurança adotadas pelas empresas.

“Com um equipamento que custa pouco mais de R$ 50,00 e software adquirido gratuitamente pela Internet é possível espionar todo o tráfego de mensagens das pessoas e empresas num edifício de até 20 andares, por exemplo, se as redes estiverem desprotegidas. É extremamente simples”, alerta o especialista em segurança da Informação, Rafael Soares Ferreira, da empresa Clavis.

O evento anual ocorre no próximo dia 28, maiores informações, em breve!

Fonte: TI Rio