Fim do horário de verão 2013/2014 e sua importância para a Segurança da Informação

Termina neste domingo (16), o horário brasileiro de  verão. Os moradores dos estados de Santa Catarina, Rio Grande  do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas  Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do Distrito  Federal terão que atrasar os relógios em um hora, voltando ao fuso  horário normal (GMT -3).

O CAIS (Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), lançou um alerta lembrando a importância da precisão dos relógios nos sistemas quando estamos tratando com incidentes de segurança. Essa precisão é fundamental para manter a consistências dos logs, além de ser imprescindível nas investigações e identificação de responsáveis.

O CAIS lembra ainda que “…o sincronismo de hora através de servidores NTP não sofre modificações devido ao início ou fim do horário de verão. Quaisquer mudanças de horário nos sistemas no período do horário de verão se devem às configurações do fuso horário local no sistema.

Para maiores informações sobre o serviço nacional, visite o domínio NTP.br. O portal fornece todas as informações necessárias para implementação, ajustes e utilização do NTP no Brasil.

Fonte: CAIS/RPN