Guia de 11 passos para proteger o seu PC após uma nova instalação do Windows

logo Microsoft WindowsA Hiemdal Security disponibilizou um tutorial com etapas que serão destinadas a mantê-lo seguro online em uma instalação recente do Windows. Contudo, segui-los significa que você também configurou o seu sistema para funcionar sem problemas para a navegação online e operações financeiras, atividades que fazemos todos os dias.

Assim que você terminar a instalação do Windows, recomenda-se as medidas de segurança a seguir:

1. Mantenha o seu sistema operacional Windows atualizado

O primeiro passo importante é verificar se você tem as últimas atualizações de segurança e patches disponíveis para o seu sistema operacional Windows. Para ativar as atualizações de segurança automaticamente, vá ao Painel de Controle e verifique se a sua atualização automática está ativada.

2. Mantenha seu software atualizado

É importante ter não só o seu sistema operacional Windows atualizado, mas também que seus softwares também estejam atualizados, por isso certifique-se que você tem as últimas atualizações e patches de segurança para os seus principais programas e aplicativos.

Uma vez que hackers tentam explorar softwares populares, tais como Java, Adobe Flash, Adobe Shockwave, Adobe Acrobat Reader, Quicktime ou navegadores populares como o Chrome, Mozilla Firefox ou Internet Explorer, certifique-se sempre que você tem as últimas atualizações disponíveis.

3. Crie um ponto de restauração limpo de sua instalação 

Depois de ter instalado as atualizações de segurança para o seu sistema operacional Windows, certifique-se de ter criado um ponto de restauração para a sua instalação.

4. Instale um programa de antivírus

Use um programa de antivírus conhecido a partir de uma empresa de segurança conhecida. É importante ter uma solução de segurança confiável em seu sistema, que deve incluir a verificação em tempo real, atualização automática e um firewall. No caso de você optar por instalar um produto de segurança que não contém um firewall, certifique-se de ter ligado o firewall do Windows.

5. Instale uma solução de segurança contra spyware

É importante que você possua um programa contra softwares que instalam em seu computador o envio de pop-ups, redirecionando seu navegador para sites maliciosos ou, em alguns casos, podendo até mesmo monitorar seu histórico de navegação.

6. Instale uma solução de segurança dedicada contra roubo financeiro

Para ter a melhor proteção contra roubo de dados financeiros e de malwares como o da família Zeus ou CryptoLocker, é melhor usar um software que seja especialmente projetado. Mesmo que você esteja protegido contra vírus e spywares tradicionais, você ainda precisa de um software especialmente projetado para protegê-lo contra o roubo de dados financeiros.

7. Use uma conta de usuário padrão para acessar o seu sistema operacional Windows

O Windows concede certo nível de direitos e privilégios, dependendo do tipo de conta de usuário que você tem. Você pode ter uma conta de usuário padrão ou uma conta de usuário de administrador. Recomenda-se usar contas padrão para evitar que os usuários façam alterações que afetem todos os usuários do computador, como excluir os arquivos necessários do sistema que são importantes para o Windows. Também recomenda-se que você defina uma senha forte para sua conta de usuário do Windows.

8. Mantenha seu Controle de Conta de Usuário ativado

UAC monitora que mudanças vão ser feitas no seu computador. Quando mudanças importantes aparecem, como a instalação de um programa ou a remoção de um aplicativo, o UAC aparece pedindo uma permissão a nível de administrador. No caso de sua conta de usuário estar infectada com um malware, o UAC ajuda você a manter os programas e  suas atividades suspeitas de fazerem alterações no sistema.

9. Proteja o seu navegador antes de ficar online

Nosso navegador é a principal ferramenta utilizada para acessar a Internet, logo, é importante deixá-lo seguro antes de ficar online. Boas práticas como escolher a versão mais recente de seu navegador ou fazer uma série de mudanças em suas configurações de segurança do navegador web podem fazer muita diferença em questões de segurança.

10. Use o BitLocker para criptografar seu disco rígido

Mesmo se você definir uma senha para a conta do Windows, invasores ainda podem ter acesso a seus arquivos e documentos privados. A solução para isso é criptografar seu disco rígido e proteger todos os seus arquivos. É aconselhável usar esse grau de segurança se você usar um computador portátil, que pode ser facilmente roubado.

11. Tranque-o!

Um toque final para a segurança do seu sistema é adicionar uma fechadura Kensington. E por que não? É tão fácil, nos dias de hoje, que os seus dispositivos móveis sejam roubados, especialmente um laptop ou um notebook, e a adição de uma medida de segurança física não parece ser uma má ideia.

Confira o tutorial com mais detalhes e informações neste link.