Sete passos para um ataque cibernético bem sucedido

security_face
Um ataque cibernético avançado pode levar até 200 dias, em média, para ser descoberto. A Sony Pictures demorou mais de um ano para detectar que pessoas mal intencionadas estavam infiltradas em sua rede, ou seja, os atacantes tiveram muito tempo para reunir dados privados, monitorar as comunicações e mapear a rede.
Como qualquer empreendimento ambicioso, um ataque cibernético bem sucedido requer um planejamento cuidadoso e execução precisa. Um grande habilidade dos criminosos virtuais em geral, é a capacidade de permanecerem em segredo. Abaixo são apresentados sete passos para um atacante obter sucesso:
1 – Reconhecimento: Antes de lançar um ataque, um alvo vulnerável é escolhido, podendo ser uma organização, um executivo ou um administrador de rede.
2 – Varreduras: Uma vez escolhido o alvo, a próxima etapa é identificar um ponto fraco que permitirá acesso aos atacantes.
3 – Acesso e elevação de privilégio: Identificadas as fragilidades, o próximo passo no ataque cibernético é ganhar acesso e em seguida obter privilégios administrativos.
4 – Extração: Com a liberdade para se deslocar na rede, agora é possível acessar sistemas com dados mais sensíveis de uma organização e extraí-los à vontade.
5 – Manutenção de acesso: Secretamente programas maliciosos como root-kits são instalados para que seja possível retornar sempre que possível.
6 – Assalto: Felizmente essa etapa não é realizada em todos os ataques cibernéticos, alterar a funcionalidade de hardware da vítima
ou desativar o hardware inteiramente.
7 – Cobrindo rastros: Normalmente, os rastros são removidos, mas isso não é universal para todos os casos, especialmente se a intenção do atacante é deixar um “cartão de visita” para se gabar de suas façanhas.

Confira a notícia completa acessando o link.