Relatório Técnico sobre: Ciência da Computação e Inteligência Artificial

Security Intelligence Report

Recentemente foi publicado um relatório, referente a aplicação de leis sobre o imenso volume de dados circulando na internet. Neste relatório um grupo de cientistas da computação e especialistas em segurança, muitos dos quais participaram de um estudo em 1997 sobre estes mesmos tópicos, foram convocados para explorar os prováveis efeitos da imposição extraordinária de mandatos de acesso, dentre eles o renomado Bruce Schneier (criptógrafo, especialista em segurança computacional).

Há 20 anos atrás, organizações lutaram para exigir dados e serviços de comunicação, para projetar seus produtos e garantir a aplicação da lei. Após um longo debate e previsões de canais de execução “obscuros”, as tentativas de regular a internet emergente foram abandonadas. Nos anos seguintes, a inovação para internet floresceu e as agências de governos encontraram novos e mais eficazes meios para acessar uma vasta quantidade de dados. Hoje nós estamos novamente ouvindo apelos para a regulamentação impor o fornecimento de mecanismos excepcionais para acesso.Verificou-se que os danos causados por exceções na aplicação da lei de requisitos de acesso seriam ainda maiores hoje do que 20 anos atrás.

Na esteira do crescimento do custo econômico e social da insegurança no ambiente da internet atual, todas as propostas que alteram a dinâmica online deveriam ser abordadas com cautela. A complexidade do ambiente atual da internet, com milhões de aplicativos e serviços conectados globalmente, significa que novos requisitos para a aplicação da lei são suscetíveis a introduzir imprevistos, difíceis de detectar falhas na segurança. Além dessas e outras vulnerabilidades técnicas, a perspectiva para sistemas de acesso excepcional levanta problemas difíceis sobre como os sistemas devem respeitar os direitos humanos e a aplicação das leis do Estado.

Acesse o relatório completo no link.