Black Hat 2015 – Levantamento sobre segurança da informação nas empresas

s200_guy.daudaDe acordo com o Gartner, em 2015, as empresas vão gastar mais de 71 bilhões de dólares em segurança da informação, muito mais do que nos anos anteriores. No entanto, a incidência de grandes violações de dados, como o recente caso da Sony e seus inúmeros emails vazados, mostra que mesmo com o grande investimento não há sinais de diminuição desses tipos de casos. Como as empresas continuam lutando contra ataques online e vazamentos de dados, muitas se perguntam: O que estamos fazendo de errado?

Para responder a essa pergunta, a equipe do evento Black Hat entrevistou neste ano 460 especialistas em segurança de alto nível, incluindo alguns dos mais importantes profissionais da área.

Vários tópicos indicaram uma necessidade em repensar o atual modelo de segurança de TI das empresas. Talvez a mais importante deles é que os profissionais de segurança da informação não estão gastando seu tempo e orçamento de uma forma que seja compatível com as suas ameaças atuais. A maioria dos profissionais de segurança sentem que não possuem número de pessoas, treinamento ou orçamento suficiente para lidar com os desafios diários. Além disso, a maioria ainda não começou a abordar o que os profissionais de segurança da informação acreditam ser a maior preocupação nos próximos anos: “a internet das coisas”. Finalmente, a falta de talentos disponíveis no mercado de segurança da informação é e ainda será um problema durante algum tempo.

Para ler o levantamento completo acesse a notícia no link.