RollJam – Dispositivo de 30 dólares que abre quase todos os carros e portas de garagem

chaveiroUltimamente, no que tange a segurança da informação, tem-se falado muito sobre segurança nos automóveis. Após o caso com o Jeep Cherokee, pesquisadores descobriram outro tipo de invasão que pode ser usado para desbloquear quase todos os carros ou portas de garagem.

Tudo que você precisa são dois rádios, um micro controlador e uma bateria, equipamentos que custam menos de 30 dólares, para elaborar o que é chamado de “RollJam”, capaz de desbloquear qualquer carro e porta de garagem com o clique de um botão.

O que o RollJam faz e como?

Ele rouba os códigos secretos, chamados de Rolling Codes, que são gerados aleatoriamente e enviados através de uma frequência de rádio para seu carro quando você pressiona o botão para travar ou destravar. A trava tem um gerador de código sincronizado que reconhece o código enviado e, em seguida, se auto destrói para que não possa ser reutilizado.

Quando uma pessoa pressiona a chave para destravar seu carro, o aparelho usa a frequência de tal forma que ele primeiro bloqueia ou congestiona o sinal, forçando o proprietário do veículo a pressionar o botão novamente. Quando o botão é pressionado novamente, bloqueia ou congestiona o sinal e aproveita a oportunidade no mesmo sinal para reproduzir o primeiro código interceptado, assim destrancando o carro. Este processo foi testado em várias marcas de carro e todos foram vulneráveis.

Para ler a notícia completa acesse o link.