É cada vez maior os ataques DDoS que abusam de roteadores domésticos

cyber attackInvasores estão tirando vantagem de roteadores domésticos e outros dispositivos que respondem a UPnP (Universal Plug and Play) a fim de ampliar ataques de negação de serviço. Um recente relatório divulgado mostra que o número de ataques DDoS está em ascensão, tendo um aumento de 132% no segundo trimestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2014.

No geral os ataques tem sido menos potentes, porém com duração mais longa. Poucas organizações têm a infraestrutura necessária para lidar com tais ataques por conta própria.

Os vetores de ataques DDoS mais usados foram SYN floods e SSDPs, sendo responsáveis por, respectivamente, 16% e 15.8% dos ataques efetuados. O SSDP faz parte do UPnP, conjunto de protocolos que permite que os dispositivos se descubram e estabeleçam serviços funcionais sem configuração manual de rede.

Os proprietários de aparelhos explorados são tipicamente usuários domésticos que normalmente não imaginam que seus dispositivos estão participando de ataques. “Mesmo que eles notem lentidão em suas redes, eles podem não ter a experiência necessária para solucionar, amenizar ou detectar a causa.”

Acesse a notícia completa no link.