iOS 9 é desbloqueado remotamente e responsável pela façanha ganha US$1 milhão

ios9

Os usuários e fãs da Apple dizem que o iOS é um sistema quase intransponível e que os produtos da empresa são os mais seguros do mercado. No entanto, a verdade é um pouco diferente do que se diz por aí.

Tanto que uma pessoa decidiu provar isso da maneira mais assustadora possível: desbloqueando um iPhone remotamente e tendo total controle sobre ele a partir de falhas do iOS 9 e do próprio navegador.

Tudo começou em setembro, com o lançamento da última versão do sistema operacional, quando a Zerodium, startup especializada em encontrar bugs, ofereceu uma recompensa de 1 milhão de dólares para quem desbloqueasse qualquer dispositivo com o iOS a partir de seu navegador ou mesmo via mensagem de texto ou multimídia.

Nesta segunda-feira (02), a empresa anunciou que alguém conseguiu vencer o desafio e pegou todos de surpresa. Isso porque muita gente considerava a missão impossível, já que a última vez que um jailbreak remoto em aparelhos da Apple foi feito no iOS 7 e, mesmo assim, a partir de uma série de operações mais complexas e não a partir de uma única falha. Pelo visto, a coisa ficou mais simples para os invasores nesta última versão do sistema operacional da Apple.

O nome de quem (ou o grupo responsável que  realizou essa façanha não foi revelado. Mas isso pouco importa, assim como a premiação.

A ideia da startup com esse tipo de competição, na verdade, é identificar essas falhas para poder vender essa informação por uma quantia bem maior. Afinal, a Apple não vai querer ter sua fama de sistema seguro manchada dessa forma, então faz sentido querer pagar para resolver o problema o mais rápido possível.

Acesse o conteúdo original no link.