Lançado o Nmap 7

nmap-logoO Projeto Nmap acaba de anunciar a disponibilidade imediata e gratuita da versão 7.00. É um fruto de três anos e meio de trabalho, quase 3.200 linhas de código e mais de uma dúzia de pontos de lançamentos desde o grande Nmap 6 lançado em Maio de 2012. O Nmap completou 18 anos em setembro deste ano e comemora seu aniversário com 171 novos scripts NSE, suporte IPv6 expandido, análise de SSL / TLS e mais recursos solicitados pelos usuários. É extremamente recomendável a atualização da versão.

Aqui vai uma lista de 7 melhorias na nova versão do Nmap:

1)     Expansão do Nmap Scripting Engine (NSE)
Como o núcleo Nmap amadureceu, mais e mais novas funcionalidade foram desenvolvidas como parte do nosso subsistema NSE. Na verdade, foram adicionados 171 novos scripts e 20 bibliotecas desde a versão 6.

2)     Suporte melhorado ao IPv6
O Nmap 6 trazia grandes melhorias no escaneamento do IPv6, mas a versão supera a anterior com suporte completo IPv6 para intervalos de endereços CIDR-style, idle scan, DNS paralelo reverso e mais cobertura do script NSE.

3)     Melhorias em infraestrutura
O Projeto Nmap continua a adotar as últimas tecnologias para melhorar o processo de desenvolvimento e servir a uma base de usuários que cresce cada vez mais.

4)     Escaneamentos mais rápidos
Nmap tem pressionado continuamente os limites de velocidade de escaneamento em redes por 18 anos e esta nova versão não é exceção. Novas engines Nsock aumentam o desempenho para sistemas Windows e BSD.

5)     Soluções SSL/TLS de escaneamento por escolha
TSL e seu antecessor SSL são a base da segurança da web, por isso, quando grandes vulnerabilidades como heartbleed, POODLE e FREAK aparecem, Nmap responde com scripts NSE de detecção de vulnerabilidade.

6)     Ncat aprimorado
NCAT foi adotado pela família Red Hat / Fedora como o pacote padrão para fornecer o “netcat” e “NC”.

7)     Extremamente portátil
Nmap é multi plataforma e funciona em todos os tipos de sistemas esotéricos e arcaicos. Mas as nossas distribuições binárias têm que ser mantidas atualizadas com os mais recentes sistemas operacionais populares. Nmap 7 é executado de forma limpa no Windows Vista até o Windows 10. Por demanda popular, até mesmo o Windows XP é suportado, embora sugerimos esses usuários atualizem seus sistemas. Mac OS X é suportado do 10,8 Mountain Lion até o 10.11 El Capitan. Além disso, atualizaram o suporte para Solaris e AIX. Quem usa Linux, consegue obter o Nmap de forma fácil.

Acesse o conteúdo original (em inglês) no link.