Equipamentos médicos vulneráveis a ataques virtuais

monitor-cardiacoQuando pensamos em coisas vulneráveis a ataques de pessoas mal intencionadas, as primeiras coisas que nos vem em mente são carros ou eletrodomésticos modernos – jamais marca-passos, bombas de insulina ou máquinas de Raio-X. Porém as ferramentas médicas estão ficando cada vez mais sofisticadas, com conexão a redes e softwares acoplados no produto. O que significa que estes equipamentos estão ficando cada vez mais suscetíveis a invasões de terceiros tanto quanto outro qualquer equipamento tecnológico.

Para se ter uma noção, o desespero é tanto que já teve até político americano pedindo para seus médicos desabilitarem o wireless de seu marca-passo. Dick Cheney, ex-vice presidente da era Bush, fez essa solicitação assim que soube da possibilidade de um criminoso virtual causá-lo um ataque cardíaco à distância.

Então confira a lista dos equipamentos médicos modernos mais vulneráveis a ataques virtuais:

 

1 – Bomba de infusão de medicamentos.

hospira-lifecarepca-plum-a1

2- Bomba de insulina.

medtronic

3- Desfibrilador cardio versor implantável.

01

4- Sistemas de Raio-X.

GettyImages-523837251-1024x768

5- Refrigeradores de bolsas de sangue.

GettyImages-495491976-1024x768

6- CT Scans (equipamento para radioterapias).

GettyImages-484401620-1024x768

7- Bonecos que simulam os sistemas do corpo humano.

07

Ficou espantado? Sim, é para ficar. A cada dia que passa, a Segurança da Informação vem ganhando mais importância em nossas vidas. É fundamental ficar a par de tudo que acontece de novo na área para evitar surpresas desagradáveis – com consequências gravíssimas – como esta, falada anteriormente.

Fonte (em inglês): link