Quando pensamos em coisas vulneráveis a ataques de pessoas mal intencionadas, as primeiras coisas que nos vem em mente são carros ou eletrodomésticos modernos – jamais marca-passos, bombas de insulina ou máquinas de Raio-X. Porém as ferramentas médicas estão ficando cada vez mais sofisticadas, com conexão a redes e softwares acoplados no produto. O que significa que estes equipamentos estão ficando cada vez mais suscetíveis a invasões de terceiros tanto quanto outro qualquer equipamento tecnológico.
Para se ter uma noção, o desespero é tanto que já teve até político americano pedindo para seus médicos desabilitarem o wireless de seu marca-passo. Dick Cheney, ex-vice presidente da era Bush, fez essa solicitação assim que soube da possibilidade de um criminoso virtual causá-lo um ataque cardíaco à distância.
Então confira a lista dos equipamentos médicos modernos mais vulneráveis a ataques virtuais:
1 – Bomba de infusão de medicamentos.
2- Bomba de insulina.
3- Desfibrilador cardio versor implantável.
4- Sistemas de Raio-X.
5- Refrigeradores de bolsas de sangue.
6- CT Scans (equipamento para radioterapias).
7- Bonecos que simulam os sistemas do corpo humano.
Ficou espantado? Sim, é para ficar. A cada dia que passa, a Segurança da Informação vem ganhando mais importância em nossas vidas. É fundamental ficar a par de tudo que acontece de novo na área para evitar surpresas desagradáveis – com consequências gravíssimas – como esta, falada anteriormente.
Fonte (em inglês): link