Abin confirma autoria do Estado Islâmico em mensagem de ameaça terrorista contra o Brasil

Abin_1

Em um comunicado divulgado na última quarta-feira (13) a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) confirmou a identidade do autor de uma ameaça de ataque terrorista ao território brasileiro publicada no Twitter, em novembro de 2015. A mensagem – que dizia: “Brasil, vocês são nosso próximo alvo” foi publicada uma semana após os atentados ocorridos na França. Segundo a Abin, o perfil que postou a mensagem é realmente de um francês de 22 anos que se juntou às fileiras do Estado Islâmico em 2013 e que, desde então, tem sido um dos seus porta-vozes.

A Agência afirma que “a probabilidade de o país ser alvo de ataques terroristas foi elevada nos últimos meses, devido aos recentes eventos terroristas ocorridos em outros países e ao aumento do número de adesões de nacionais brasileiros à ideologia do Estado Islâmico“.  Os Jogos Olímpicos de 2016, evento global com grande cobertura da imprensa mundial, também seriam um chamariz para atentados.

As ameaças virtuais durante as Olimpíadas também são motivo de preocupação. O tema foi uma das pautas do evento Laad Security, ocorrido entre os dias 12 e 14 de abril, no Rio de Janeiro.

Na palestra “Terrorismo internacional: questões de interesse para o Brasil e para as Olimpíadas Rio 2016”  o diretor do Departamento de Contraterrorismo da Abin, Luiz Alberto Sallaberry, chamou a atenção para o crescente aperfeiçoamento das estratégias do Estado Islâmico. “A internet é o mecanismo de atuação cada vez mais usado pelo grupo e, por isso, aumentaram os riscos de ataques no Brasil.” explicou.

Fontes: UOL, CBN e EBC