Facebook está ouvindo as conversas de usuários para criar anúncios, afirma pesquisadora

facebook_face

A professora da University of South Florida e Ph.d em comunicação de massa Kelli Burns alertou, recentemente, que o Facebook estaria ouvindo todas as conversas de usuários em seu aplicativo quando este está aberto nos seus smartphones. O objetivo, segundo Kelly, seria “fornecer anúncios mais relevantes” nas timelines dos usuários, “com base no que as pessoas estão falando”.

O Facebook reconheceu que ouve o áudio e coleta informações das conversas de usuários, mas negou a acusação de que usa essas informações para vender produtos. “O Facebook não usa, de forma alguma, o áudio do microfone para gerar propaganda ou sugerir histórias no feed de notícias”, afirmou a empresa em um comunicado.

Em 2014 uma atualização do aplicativo trouxe uma função que “no futuro”, segundo a empresa, permitiria criar anúncios com base no que as pessoas estariam ouvindo. Por exemplo, ao ouvir uma música dos Beatles, um usuário poderia ver um anúncio sobre produtos relacionados.

Mas a pesquisadora está convencida de que o Facebook está usando aplicativos de coleta de áudio para ouvir tudo o que os usuários dizem para criar anúncios relevantes.

Felizmente é possível desabilitar a capacidade do Facebook de ouvir o áudio do seu smartphone. Usuários do iPhone podem encontrar essa opção em Configurações / Facebook / Configurações. No Android, o caminho é Configurações / Apps / Facebook / Permissões.