Let’s Encrypt atinge a marca de 5 milhões de certificados emitidos

A Autoridade Certificadora Let’s Encrypt anunciou na última quarta-feira (22), em seu blog, ter atingido a marca de 5 milhões de certificados emitidos desde seu lançamento, em dezembro de 2015. Deste total 3,8 milhões de certificados estão ativos – ou seja, não expiraram nem foram revogados.

O blog atribui esse crescimento a dois fatores: as implementações em larga escala de clientes como WordPress.com, Akamai e Bitly, entre outros, e o foco na facilidade de uso da certificação.

A Let’s Encrypt é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Internet Security Research Group (ISRG), que fornece certificados gratuitos e automatizados com o objetivo de popularizar a segurança. Na ocasião de seu lançamento 39% das páginas na web usavam o HTTPS; em meados de abril, esse percentual subiu para 42% e hoje é de 45%, segundo o blog.

“Estamos realmente animados com nosso progresso. Chegar ao patamar de 50% de páginas HTTPS até 2016 parecia um objetivo ambicioso, mas hoje parece estar ao nosso alcance”, comemora o blog.

O SegInfo já publicou um passo-a-passo para instalação dos certificados Let’s Encrypt no seu site. Veja aqui.