Site oferece dicas para se prevenir contra ataques de ransomware

ransomware_face

O ano de 2016 tem tudo para ser lembrado no futuro como o ano da ascensão do ransomware. Nos primeiros meses do ano hospitais foram atacados, houve um aumento no número de malwares específicos para dispositivos rodando o Android – inclusive Smart TVs – e até mesmo o Mac OS se tornou alvo de golpes. Por isso, o site Help Net Security compilou uma série de dicas de prevenção contra esse tipo de ataque.

A primeira recomendação é manter os backups sempre atualizados, especialmente dos seus dados críticos, de preferência offline para evitar malwares que atacam dispositivos de rede. O site lembra que as formas mais comuns de infecção são o download não-intencional e o phishing, por isso recomenda proteger a rede com antivírus e scanners de APT, além de usar soluções de anti-spam para e-mails.

Manter os navegadores atualizados é outra forma de se proteger dos downloads não-intencionais, que podem ocorrer tanto em sites legítimos – através de malvertising – ou embutidos em outros downloads. Também é recomendável verificar a real necessidade de ter plugins como Flash e Java instalados.

Outra dica importante é manter a equipe preparada, com treinamentos e campanhas de conscientização; afinal é o usuário final que decide se vai abrir um arquivo anexo ou clicar em um link, ou seja, sua capacidade de identificar uma potencial ameaça pode evitar prejuízos futuros.

Veja mais dicas do Help Net Security.