Site traz 10 motivos para realizar testes de invasão (pentests) em redes corporativas

networking-1626665_640

Um infográfico produzido pela empresa Core Security compila 10 motivos para que empresas realizem testes de invasão (também conhecidos como testes de penetração, ou pentests) em suas redes.

Esses testes são simulações controladas de um ataque real a uma rede, sistema ou ferramenta, visando avaliar a segurança do mesmo. Durante o processo, é feita uma análise ativa da atual infra-estrutura física e lógica que hospeda os objetos em questão (como sistemas e localidades acessíveis ao público externo e interno de uma empresa).

O principal motivo para realizar um pentest é: esse tipo de teste é uma das melhores formas de identificar vulnerabilidades e, como bem lembra o site, “85% dos exploits são causados pelas 10 maiores vulnerabilidades conhecidas”.

Outras boas razões apontadas são a possibilidade de usar os resultados da análise para treinar desenvolvedores (reduzindo possíveis erros de programação que podem resultar em vulnerabilidades), facilitar a priorização de investimentos em segurança ao apontar as vulnerabilidades que apresentam maior risco à organização e melhorar o tempo de resposta a incidentes.

A Clavis Segurança da Informação oferece o serviço de teste de penetração sob o nome Auditoria Teste de Invasão seguindo os padrões internacionais NIST 800-115, OWASP, OSSTMM e ISSAF/PTF. Clique e conheça!