Cert.br lança dois novos guias com dicas de segurança na internet para pais e filhos

child-1073638_640

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamentos de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) lançou um site dedicado a fornecer dicas de navegação segura para pais e crianças na internet. O site internetsegura.br hospeda duas cartilhas em PDF voltadas para os dois públicos, além de contar com espaço para denúncias de abuso e pedidos de orientação na internet.

Voltado para os pais, o guia Proteja Seus Filhos – Ensine-os a Usar a Internet com Segurança traz dicas e sugestões para que “pais e responsáveis possam orientar seus filhos a usar a internet com mais segurança”, alertando para comportamentos de risco como a divulgação de dados pessoais, publicação de fotos e ensinando a lidar com questões como o cyberbulling e o estabelecimento de limites e regras.

Para os pequenos, o CERT preparou o guia Internet Segura – Divirta-se e Aprenda a Usar a Internet de Forma Segura que ensina a identificar situações de perigo na web. A cartilha também oferece algumas orientações sobre comportamento para tornar a internet um ambiente mais amigável como evitar postar, curtir e compartilhar “mensagens fotos ou vídeos que possam agredir, humilhar ou prejudicar alguém”, e traz dicas úteis de proteção da privacidade.

Sobre o CERT.br

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil é mantido pelo NIC.br, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, e atende a qualquer rede brasileira conectada à Internet.