Conheça a Solução SADI, uma ferramenta desenvolvida pela Clavis Segurança da Informação

globo1

O Teste de Desempenho tem por objetivo caracterizar o comportamento de redes, sistemas e aplicações web face a cenários de sobrecarga, permitindo ao cliente conhecer os limites dos recursos computacionais de sua empresa e mitigar riscos associados à degradação e à indisponibilidade de tais recursos.

Para executar o Teste de Desempenho, a Clavis conta com a ferramenta SADI que é capaz de gerar cenários simulados de sobrecarga, o que inclui tanto cenários legítimos, como aqueles causados pelo acesso simultâneo de centenas de milhares de clientes a uma rede, sistema ou aplicação, quanto cenários maliciosos, como aqueles decorrentes de ataques distribuídos de negação de serviço.

Produto entregue ao cliente

Ao final do serviço de Teste de Desempenho, será gerado um relatório contendo as seguintes informações:

  • Descrição detalhada de cada um dos cenários de sobrecarga simulados pela Clavis.
  • Descrição detalhada dos efeitos de degradação de serviço associados a cada cenário de sobrecarga, incluindo medidas objetivas tais como “tempo de resposta” e “número de usuários com serviço negado”.
  • Análise de riscos associados aos cenários de degradação e indisponibilidade de serviço.
  • Orientação quanto a ações a serem tomadas com vistas a aumentar a capacidade das redes, sistemas e aplicações testadas.

O relatório entregue ao cliente apresenta em detalhes os cenários testados e os efeitos de degradação e indisponibilidade consequentes, assim como aponta caminhos para aumentar a capacidade dos recursos computacionais em questão — informações valiosas para empresas que dependem destes recursos para tocarem seus negócios.

Benefícios obtidos por meio do serviço de Teste de Desempenho

  • Capacidade de antecipar e prever o comportamento de redes, sistemas e aplicações em cenários de sobrecarga.
  • Caracterização dos cenários limites de funcionamento de suas redes, sistemas e aplicações, entendendo que, para cenários com demandas ainda superiores, tais recursos estarão indisponíveis.
  • Possibilidade de planejar o redimensionamento de recursos críticos para melhorar os parâmetros de disponibilidade de redes, sistemas e aplicações.

Usuários do Teste de Desempenho

O Teste de Desempenho é um serviço interessante para qualquer organização que necessite caracterizar o comportamento de uma rede, sistema ou aplicação face a cenários de sobrecarga, aí incluídos desenvolvedores de sistemas, provedores de infraestrutura de redes, e usuários de redes, sistemas e aplicações. Alguns clientes típicos são listados a seguir:

  • Empresas de comércio eletrônico que desejam avaliar se o aumento súbito de clientes – por exemplo, decorrente de uma promoção – irá causar degradação ou indisponibilidade de seus sistemas de venda.
  • Empresas do setor financeiro que precisam garantir padrões de qualidade de serviço por questões de compliance.
  • Empresas em geral que desejam saber se seu website irá tolerar um cenário de sobrecarga causada pelo lançamento de um produto.
  • Empresas em geral que desejam saber se estão suscetíveis a um ataque distribuído de negação de serviço.
  • Provedores de serviços de rede e internet que desejam executar testes de sobrecarga para determinar os parâmetros de qualidade dos serviços que estão oferecendo.
  • Empresas de desenvolvimento de aplicações web que desejam testar seus produtos em cenários próximos àqueles aos quais os produtos estarão submetidos em produção

Informações adicionais

Para maiores informações sobre o Teste de Desempenho executado pela Clavis, recomendamos a leitura do artigo sobre o Teste de Desempenho no blog da Clavis, a audição do Podcast sobre o Teste de Desempenho no Portal SegInfo, e assistir o webinar sobre as principais vulnerabilidades em aplicações Web.