Gartner: Top 10 Strategic Technology Trends para 2018

A  Gartner divulgou hoje, dia 04/10, as dez principais tendências tecnológicas estratégicas para o ano de 2018. A divulgação foi realizada durante o Gartner Symposium/ITxpo 2017, sendo que a empresa definiu como “tendência tecnológica estratégica” aquelas que estão começando a sair de um estado de emergente para algo de uso mais amplo, ou que estejam crescendo rapidamente com expectativa de assumirem pontos de destaque nos próximos cinco anos.

A seguir são listadas três das dez principais tendências tecnológicas estratégicas para 2018 apontadas pela Gartner:

1- Inteligência Artificial

A IA(Inteligência Artificial) tem um enorme potencial para melhorar a tomada de decisões, reinventar modelos de negócios,  ecossistemas e remodelar a experiência do cliente. Diante disso, a Gartner fez um levantamento e descobriu que 59% das organizações estão reunindo informações para construir uma estratégia voltada à IA, enquanto o resto está utilizando ou adotando programas de IA. Dado que as técnicas de IA estão em rápida evolução, as organizações precisarão investir fortemente em capacitação, processos e ferramentas, sugere-se que o foco comercial seja em soluções bem dimensionadas visando tarefas específicas.

2- Aplicações Inteligentes

Existe a expectativa de que nos próximos anos praticamente todos os aplicativos e serviços tenham algum nível de IA incorporados.

O Gartner também destaca a análise aumentada, que utiliza o aprendizado de máquina para automatizar a preparação de dados, a descoberta de insights e a interação de informações, como uma área de importância estratégica crescente.

3- Dispositivos Inteligentes

A medida que o IoT(Internet das coisas) se expande para abranger um número crescente de dispositivos, a IA permitirá que esses equipamentos funcionem de forma autônoma ou semi-autônoma. Por exemplo, um robô de sucção à vácuo e visão computacional poderia escanear e limpar uma casa com pouca ou nenhuma intervenção humana.

Para ler a matéria completa, clique aqui