Mapas de aplicativo de corrida revela localização de supostas bases militares dos EUA

Atualmente, todo mundo está conectado a Internet através de seu smartphone, mas até onde devemos levar esse hábito?

Recentemente, um aplicativo de rastreamento de percurso de corrida, o Strava, publicou os mapas dos percursos de corrida mais populares de 2017 em todo o mundo e, infelizmente, os mapas acabaram revelando o que não deveria, localização de bases militares americanas.

Você deve estar se perguntando: Como isso aconteceu? Pois bem! O mapa desse tipo de aplicativo mostra o percurso de corrida de usuários através da coordenadas baseadas em GPS. O recurso de compartilhamento de corrida, possibilita ver mais de 3 trilhões de percursos de corredores em várias localidades do mundo.

Com base na análise dos percursos divulgados, especialistas de segurança publicaram no Twitter possíveis localizações de bases militares norte-americanas na Somália, Afeganistão e Síria, além de bases militares secretas russas na Ucrânia e Taiwan.

O incidente é um grande lembrete às pessoas, especialmente aquelas que trabalham com informações sensíveis, que a função de compartilhamento de localização deve ficar sempre desabilitada. Além disso, os militares estão considerando limitar o uso de smartphones e outros dispositivos móveis em área sensíveis, assim como capacitar os soldados em relação a importância da privacidade.