Webinar #36 – Lançamento do Livro Contagem Regressiva até Zero Day

A Clavis Segurança da Informação liberou recentemente o vídeo do Webinar #36 .Nesta edição, o apresentador Alan Oliveira, que é um dos tradutores do livro de Kim Zetter,  aborda detalhes da versão em português do livro Countdown to Zero Day: Stuxnet and the Launch of the World’s First Digital Weapon . 

A tradução do livro para o português, intitulada Contagem Regressiva até Zero Day: Stuxnet e o lançamento da primeira arma digital do mundo, é um projeto da Clavis com o apoio do CNPq, da Finep e da FAPERJ.

O livro descreve o funcionamento do malware Stuxnet, que atacou centrífugas de enriquecimento de urânio do Programa Nuclear Iraniano, mas também discute todos os aspectos táticos e estratégicos associados àquela que é considerada a primeira arma digital de guerra já usada numa ação contra um Estado nacional. O livro contém todos os elementos de um thriller que captura a atenção do leitor desde a primeira página.

Durante o Webinar, Alan de Oliveira comenta sobre a relevância do Stuxnet como a primeira arma digital, e como essa primeira arma pode levar à criação de outras e o que podemos esperar a partir dele. Além disso, correlaciona os fatos ocorridos com a maneira como o ataque foi realizado e o que ele representa no contexto da segurança de sistema físicos cibernéticos.

Sobre o Apresentador

Alan Oliveira é Engenheiro, mestre em Engenharia Eletrônica na área de sistemas inteligentes e doutorando na UFRJ. Atuou por 7 anos como oficial da marinha nas áreas de sistemas de armas e comunicações. Atualmente é professor na Marinha do Brasil, onde ministra as disciplinas de controle de sistemas, guerra eletrônica e sistemas de comunicação. Desenvolve em seu doutorado uma pesquisa voltada para a segurança de sistemas de controle e automação.

Para escutar o nosso SegInfoCast sobre o livro, clique aqui.