Center for Internet Security divulga Relatório de Atividade de Malware em Agosto/2018

No último mês de agosto, o Center for Internet Security divulgou em seu site um relatório sobre a atividade de malware do mês. E puderam concluir que houve uma diminuição de 20% da atividade, essa mudança foi impulsionada principalmente pela queda de 26% no Top 10 Malware. Por sua vez, o declínio na atividade do Top 10 Malware pode ser atribuído à diminuição da atividade dos malwares Emotet (43%) e do Kovter (21%).

Além  disso,  os malware spam (malspam)dropped Malware sofreram uma diminuição na atividade, apesar de ainda dominar como o vetor primário de infecção, com metade do Top 10 Malware sendo entregue por esses métodos. A categoria malspam diminuiu devido à redução da atividade de Kovter e Emotet.

Enquanto isso, os malwares de rede e multiple vectors tiveram aumentos ligeiros. O relatório aponta que o malvertisement ainda não é utilizado como um mecanismo de entrega. A categoria “Multiple” aumentou ligeiramente devido ao aumento da atividade do ZeuS. O dropped vector diminuiu um pouco depois que o Xtrat não alcançou a lista dos 10 principais malwares.

Por fim, o vetor de rede retornou ao seu nível médio de atividade em julho e agosto, após um surto de WannaCry que afetou uma entidade em junho de 2018.

Para mais detalhes sobre o Top 10 Malware, clique aqui.