CIS divulga 6 dicas básicas para proteger dispositivos IoT

No último dia 5 de fevereiro, o Center for Internet Security (CIS) divulgou em seu blog, 6 dicas básicas para proteger dispositivos IoT. Esses dispositivos estão se tornando recursos essenciais em nossas residências e empresas, como dispositivos de cozinha conectados, sistemas de monitoramento de segurança e drones. Então,  devemos tratar a segurança desses dispositivos com extrema importância.

Sistemas de monitoramento de segurança

Para esse tipo de sistema, o CIS recomenda averiguar a força dos mecanismos de segurança do sistema antes de comprar, pois ter sua porta da frente aberta por um atacante mal-intencionado pode ser problemático. Vale a pena destacar que termostatos domésticos e sistemas de segurança são outros itens populares nessa categoria. Ao instalar, certifique-se de alterar a senha padrão para algo único e complexo. Um sistema de segurança com senhas padrão não é seguro.

Dispositivos de cozinha conectados

Alguns modelos mais recentes de equipamentos de cozinha possuem aplicativos para garantir que a sua refeição saia perfeita. Entretanto, para manter esses dispositivos seguros, considere a possibilidade de criar uma rede sem fio separada em sua casa apenas para dispositivos IoT. Usando redes sem fio separadas, você garantirá que dados confidenciais, como credenciais bancárias e contas de mídia social salvas, fiquem separados dos dados da IoT. Nunca conecte um dispositivo “inteligente” a outros dispositivos pessoais que tenham informações confidenciais.

Laptops e tablets

Outra recomendação feita pelo CIS, é que sempre que você receber um novo laptop ou tablet pessoal, verifique se sua conta de usuário padrão é não administrativa. Ao usar uma conta “limitada” com menos privilégios, você reduz o dano que um cibercriminoso pode fazer se suas credenciais forem perdidas ou roubadas. Para manter sua máquina funcionando sem problemas com o tempo, tenha cuidado antes de instalar novos aplicativos de software. Assegure-se de que todos os aplicativos instalados sejam de uma fonte confiável.

Assistentes em casa

O baixo custo de assistentes domésticos permitiu popularização desses equipamentos, podendo chegar a um valor de US $ 30. Visto que esses dispositivos controlados por voz ajudam com tudo, desde pesquisas rápidas na internet até projetos de automação residencial. Imagine um invasor em casa sendo capaz de trancar portas ou desligar luzes com um simples comando de voz. Considere alterar o apelido em seu assistente doméstico a partir do padrão pré-instalado para algo que só você e sua família sabem.

Dispositivos de jogos e drones

Uma dica muito importante está relacionada ao armazenamento de informações bancárias em jogos. Não importa o que ou como você joga, proteja as informações confidenciais do cartão de crédito, nunca as salvando em um console ou em um aplicativo de jogos para dispositivos móveis. Isso protegerá contra compras acidentais e roubo dos dados do cartão de crédito. Outro dispositivo que merece atenção são os drones de todos os tipos, certifique-se de atualizar seu drone com as últimas correções de segurança antes de voar e altere a senha padrão.

Fones de ouvido Bluetooth e acessórios do telefone

De assistentes inteligentes incorporados a sofisticados controles de toque, os fones de ouvido estão ficando mais complexos a cada ano. Você deve começar com segurança escolhendo qualquer acessório de smartphone Bluetooth ou Wi-Fi conectado com cuidado. Selecione um fornecedor respeitável cujos produtos você confia, e não virão com um malware ou bloatware. Fique seguro, ligando apenas acessórios a dispositivos que você conhece. Nunca armazene informações pessoais em um acessório inteligente com Bluetooth ou Wi-Fi que possa estar conectado a dispositivos pessoais de outras pessoas.

Para mais detalhes sobre o assunto, clique aqui.