Como prevenir vazamentos de dados no Elasticsearch

Texto traduzido e adaptado de “How to prevent an Elasticsearch server breach

No contexto da tecnologia, até mesmo usuários não técnicos estão cientes sobre violações de dados/servidores que resultaram no vazamento de informações sigilosas sob ações de agentes mal intencionados. Não existe nenhuma aplicação à prova desse tipo de falha, o que inclui o Elasticsearch, software da Elastic desenvolvido em código aberto. Diversos relatos indicam o vazamento, o roubo ou a perda de informações que não foram armazenadas com a devida segurança.

O Elasticsearch é uma aplicação desenvolvida para pesquisa e análise de dados, bem como o seu armazenamento. Além da velocidade e escalabilidade durante o processamento, sua popularidade também foi impulsionada devido a sua facilidade de uso ao ter capacidade para lidar com diversos tipos de dados (textos, números, coordenadas, etc.); outro fator interessante é a possibilidade de qualquer usuário enviar sugestões para correções de erros ou melhorias.

Uma vez que o Elasticsearch seja um software aberto, ele pode ser instalado em praticamente qualquer lugar, tanto em se tratando de servidores físicos quanto infraestruturas em nuvem. Desse modo, existem diferentes vetores de ataque que podem violar o armazenamento de dados como roubo de senhas, funcionários insatisfeitos e agentes maliciosos. Por esse motivo, a Elastic fornece alguns recursos gratuitos para que as aplicações de qualquer usuário possam ser protegidas, além de ressaltar alguns pontos para avaliar essa segurança e não permitir o acesso a terceiros.

1. Habilite a autenticação para inibir o acesso de usuário sem login:

Ativando o protocolo de segurança TLS, é possível evitar que os demais usuários tenham acesso aos dados que estão sendo trafegados pela rede. Esse recurso disponibilizado permite ao administrador do sistema diminuir drasticamente a incidência de terceiros sem a devida autorização dentro da sua aplicação, contendo o problema de vazamento dos dados.

2. Segurança exige trabalho em equipe:

Existem diversas maneiras de estar em contato com a comunidade da Elastic, como fóruns, eventos e diversas documentações disponíveis para o público. Os outros utilitários do Elasticsearch e o próprio órgão responsável estão trabalhando continuamente para tornar mais fácil e simples a proteção sobre o software, divulgando o que está sendo feito na área e as pesquisas por vir.

Confira a notícia na íntegra aqui.