Identifique e evite ataques de ransomware

Atacantes cibernéticos continuam desenvolvendo novas formas para tentar roubar dinheiro dos usuários, e estes novos tipos de ataques envolvem o uso de ransomware. Os indivíduos maliciosos infectam máquinas vulneráveis ​​com essa classe de malware, conseguindo bloquear a tela do computador ou criptografar com senha arquivos importantes predeterminados e, exige um pagamento de uma taxa por sua liberação.

Os valores pedidos costumam variar de US$ 100 a US$ 200. Outros ataques pedem mais, principalmente se o invasor souber que os dados bloqueados podem causar prejuízos financeiros diretos para a empresa. Por isso, os criminosos virtuais que aplicam esses golpes podem lucrar muito com isso.

Não importa o cenário. Mesmo que o resgate seja pago, não há garantia de que o usuário do computador conseguirá reaver o acesso a seus sistemas. Embora alguns hackers instruam as vítimas a pagar por Bitcoin, MoneyPak ou outros métodos on-line, os invasores também podem exigir dados de cartões de crédito, o que aumenta o nível do prejuízo.

Por isso, separamos algumas dicas que são cruciais para identificar e evitar estes tipos de ataques:

Identifique o Golpe

Nenhuma agência legítima de aplicação da lei informará os usuários sobre atividades ilícitas por meio de uma janela pop-up e exigirá um pagamento pela Internet.

Faça backup regularmente do seu computador

Isso lhe dará a capacidade de restaurar o computador sem perder todas as suas informações valiosas.

Use ferramentas antivírus

A instalação de ferramentas antivírus pode ajudar a prevenir ataques de ransomware.

Não Pague o Resgate

Não há garantia de que os cibercriminosos realmente desbloquearão seu computador, portanto, não faça nenhum pagamento. Em vez disso, registre uma reclamação junto às autoridades competentes.

Fonte: CIS, Kaspersky

Conteúdos relacionados: