Nova Resolução BACEN entra em vigor no dia 01 de julho

nova resolução bacen cmn 4893

O Banco Central do Brasil (BACEN) demonstrou o seu compromisso com a segurança cibernética e a proteção de seus dados quando apresentou sua nova resolução. A resolução BACEN CMN nº 4893 de 26 de fevereiro de 2021 dispõe sobre a estruturação da política de segurança cibernética e sobre os requisitos para a contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem a serem observados pelas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

Ela reforça que a política de segurança cibernética e o plano de ação e de resposta a incidentes devam ser documentados e revisados, no mínimo, anualmente.

Esta Resolução entrará em vigor a partir de 1º de julho de 2021 e revoga as Resoluções nº 4658:2018 e 4752:2019 que abordavam o mesmo tema. A Política de Segurança Cibernética e o Plano de Ação e de Resposta a Incidentes são tratados na Resolução nº 4893 que mantém requisitos a respeito de sua elaboração e divulgação.

Certamente, o protagonismo do Banco Central do Brasil, quanto aos temas segurança da informação e proteção dos dados, vem sendo ratificado a cada dia, uma vez que poderá vetar ou impor restrições para a contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem quando constatar, a qualquer tempo, a inobservância aos critérios estabelecidos nesta nova resolução.

Saiba como a Clavis pode ajudar você e sua empresa a estabelecer a conformidade com a regulamentação. Realizamos uma avaliação inicial para verificar como está a sua empresa em relação a legislação. Essa avaliação envolve processo, procedimentos, recursos humanos, tecnologia e registros pertinentes. Clique aqui e confira mais detalhes.

Confira nosso artigo com mais detalhes da nova Norma clicando aqui!

[Artigo] Resolução BACEN CMN 4.893 – Entenda os principais pontos – Segurança Cibernética e a Proteção de seus Dados

Para conferir todas as novas alterações da Norma BACEN CMN 4.893 clique aqui!