Cibersegurança é um campo de trabalho difícil e pode até mesmo causar burnout

Trabalhar com segurança cibernética pode ser desafiador, mas é importante que os profissionais de segurança da informação mantenham um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal – caso contrário, eles correm o risco de burnout.

Trabalhar com segurança cibernética pode ser desafiador, mas é importante que os profissionais de segurança da informação mantenham um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal - caso contrário, eles correm o risco de burnout.

Todas as partes da indústria de tecnologia têm suas próprias pressões, mas a demanda por equipes de segurança certamente aumentou recentemente. Empresas de todos os tamanhos precisam de uma equipe de segurança cibernética para ajudar a manter os usuários protegidos e a organização protegida contra phishing, malware, ransomware e outras ameaças cibernéticas. Defender a rede contra violações de dados e cibercriminosos já era complicado, mas as coisas ficaram muito mais difíceis nos últimos 18 meses, pois várias equipes de segurança cibernética precisaram se adaptar ao aumento do trabalho remoto, o que tornou a proteção dos usuários contra ameaças online ainda mais difícil.

Além disso, muitos funcionários da segurança cibernética estão realizando essa atividade enquanto eles próprios trabalham em casa, um ambiente que pode dificultar a separação da vida profissional da vida doméstica. Tornou-se comum as pessoas trabalharem horas extras agora que seu dia não está sendo dividido por viagens de e para um escritório, e pesquisas identificaram o aumento de horas e cargas de trabalho na segurança cibernética – que já é um ambiente de alta intensidade para as pessoas trabalharem.

Embora muitos profissionais de segurança sintam que trabalhar essas horas extras é necessário para ajudar a manter a empresa segura e protegida contra ataques cibernéticos, isso pode prejudicar seu próprio bem-estar.

Os funcionários de segurança cibernética se divertem muito com a solução de problemas, disse John Donovan, diretor de segurança da informação da Malwarebytes, à série de vídeos ZDNet Security Update.

“Mas acho que temos que equilibrar isso – definitivamente há algumas pessoas na equipe que lidam bem com isso, mas mesmo eles precisam se lembrar de fazer uma pausa e aprender a lidar com o estresse”, disse ele.

Para ajudar nesse processo, as equipes de recursos humanos ou gerentes seniores precisam se envolver na atividade para incentivar as pessoas a fazerem pausas e se certificarem de que não estão trabalhando por horas a fio, em períodos excessivamente prolongados.

Trabalhar com segurança cibernética pode ser desafiador, mas é importante que os profissionais de segurança da informação mantenham um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal - caso contrário, eles correm o risco de burnout.

“Se você tem uma equipe de pessoal ou de recursos humanos, é muito importante levar em conta o elemento humano, não apenas para treinamento e conscientização sobre segurança cibernética, mas também para garantir que as pessoas cuidem de sua saúde mental, garantindo que as pessoas tenham folga . E, quando você tira uma folga, é para realmente tirar uma folga “, disse Donovan.

Pequenos ajustes podem auxiliar, como por exemplo: para os funcionários que trabalham remotamente, pode ser útil marcar feriados, intervalos e hora do almoço no calendário, fazendo com que haja um alerta que os lembrem de que devem se afastar um pouco da tela.

Isso pode ajudar a equipe a dividir melhor seu tempo de trabalho e seu tempo pessoal. Isso não é apenas bom para o bem-estar mental das pessoas na segurança cibernética; estar bem descansado e em um bom lugar também ajudará se elas precisarem reagir a um incidente de segurança cibernética.

“É importante ter certeza de que você saiba dosar o seu tempo e ter esse equilíbrio entre vida e trabalho, porque você não vai se dar bem se estiver estressado quando algum grande incidente acontecer. Você precisa estar pronto e preparado para enfrentá-lo “, disse Donovan.

Fonte: www.zdnet.com

Posts relacionados: As carreiras mais legais na área de Segurança da Informação, de acordo com a SANS / Como iniciar a carreira de Segurança da Informação? e Como desenvolver uma equipe de Segurança Cibernética qualificada