
Os ataques cibernéticos atingem organizações de qualquer porte e segmento, desde multinacionais a órgãos governamentais. Entretanto, cibercriminosos procuram pelos alvos mais vulneráveis, e geralmente é onde as micro e pequenas empresas se encontram. Isso porque muitas empresas de pequeno porte deixam a cibersegurança de lado e não adotam medidas de prevenção a ataques mais efetivas.
Segundo levantamento feito pela empresa Karpersky, o comprometimento em segurança para as pequenas e médias empresas gira em torno de US$108 mil, o que em grande parte dos casos é uma barreira. Além disso, de acordo com estudo do Sabrae em parceria com a FGV as empresas desse porte representam uma importante parcela na economia: 30% do PIB nacional.
Os atacantes buscam os mais diversos tipos de informação, como dados de clientes e funcionários, registros de transações, etc. Os crimes são realizados de diversas maneiras, a mais frequente é o ransomware.
É necessário levar em conta que qualquer falha de segurança afeta não só as informações da empresa mas também o relacionamento com outras organizações. Isso porque, parte das empresas de pequeno porte têm negócios com empresas maiores e qualquer incidente pode alcançando clientes, fornecedores e parceiros.
Atenção para a proteção de dados

Além dos próprios dados, todo negócio lida com dados sensíveis, o que pode acarretar em ser autuado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), tendo em vista que as multas por infração à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já estão em vigor desde agosto de 2021.
A Clavis Segurança da Informação é uma empresa que associa uma mentalidade jovem à experiência de quase duas décadas de atuação no mercado Cibersegurança e Privacidade de Dados. Nós desenvolvemos uma Plataforma completa de operação e gerenciamento de segurança para o mercado de pequenas e médias empresas, que combina um time de profissionais altamente especializados a uma solução tecnológica inovadora da Clavis para identificação de ameaças. Com isso, fornecemos a todas as organizações uma alternativa econômica, disruptiva e confiável para monitorar e gerenciar a segurança das suas informações no que tange pessoas, processos e tecnologias.
Fonte: proximonivel.embratel.com.br
Post relacionados: [Artigo] – Cibersegurança é um esporte de equipe / Brasil melhora classificação no ranking de Cibersegurança Global e 5 razões pelas quais estamos vendo mais ataques de ransomware do que nunca