Clavis recebe novo investimento de 16 milhões de reais para impulsionar a defesa cibernética brasileira

                         Victor Santos, CEO da Clavis & Raphael Machado, COO da Clavis.

Na quinta-feira, dia 21 de setembro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério da Defesa (MD) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) formalizam uma parceria em Brasília para a contratação de 22 projetos de inovação envolvendo 25 empresas brasileiras do setor de defesa. A Clavis Segurança da Informação foi uma das selecionadas e teve seu projeto aprovado durante a cerimônia que marca o início de uma fase significativa, ampliando a capacidade de atuação do Centro de Operações de Segurança da Informação e Compliance (SOC) – hoje já com mais de 130 clientes.

O investimento total destinado a esses projetos é de R$ 238 milhões, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), com o propósito de fomentar a inovação na Base Industrial de Defesa, representando o maior montante de subvenção econômica já direcionado à base industrial de defesa pelo FNDCT.

Victor Santos destacou que “Este representa mais um momento significativo na história da Clavis, que se tornou uma Empresa Estratégica de Defesa devido ao desenvolvimento de um produto apoiado pela FINEP. A nova parceria entre as instituições permitirá que o Centro de Operações de Segurança da Informação e Compliance da Clavis amplie sua capacidade e escopo, passando a atender clientes de infraestruturas críticas do país como Energia, Transportes, Comunicações, Óleo & Gás e Segurança Pública“. 

        

A ação está em conformidade com uma das metas definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) no contexto da formulação da nova política industrial, a qual enfatiza o apoio a tecnologias cruciais para a soberania e a segurança nacional. Representando a Clavis, estiveram presentes Raphael Machado, COO, e Victor Santos, CEO da empresa.

Com esse novo investimento, apenas nos últimos 20 meses, a Clavis Segurança da Informação recebeu 35 milhões em recursos para investir em seus serviços, soluções e produtos!

A Clavis já se apresenta como um das maiores empresas de Segurança da Informação e Privacidade da America Latina, que não perdeu sua essência nem qualidade centrada no cliente. Com esse novo projeto, a empresa expande e reforça sua capacidade de atuação do seu Centro de Operações de Segurança da Informação e Compliance para empresas dos setores de energia, transportes, comunicações, óleo e gás, marítimo e segurança pública.

Segundo Raphael, “O projeto é intensivo no desenvolvimento de novas tecnologias, especialmente no que diz respeito aos métodos de detecção, os quais incorporarão técnicas de Inteligência Artificial para correlacionar dados de diversas fontes, como eventos de ambientes de TI e de TO, além de fontes de Threat Intelligence“.

A ação está em conformidade com uma das metas definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), que enfatiza o apoio a tecnologias cruciais para a soberania e a segurança nacional. A ministra Luciana Santos destacou que o MCTI e a Finep estão plenamente envolvidos, enfatizando que é nesse contexto que estão anunciando o maior aporte de recursos em forma de subvenção econômica já direcionados à indústria de defesa pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Conheça as Ferramentas de Segurança da Clavis credenciadas como Produto Estratégico de Defesa (PED)

OCTOPUS SIEM

Clavis desenvolveu seu próprio Sistema de Gerenciamento de Eventos e Informações de Segurança, integrado ao seu Centro de Operações de Segurança. Denominado Octopus SIEM, este Sistema é capaz de realizar a integração de dados relevantes à segurança, à correlação de eventos para a identificação de incidentes de segurança, e à retenção de dados por questões de conformidade ou com vistas a potenciais ações de análise ou investigação forense.

O Octopus SIEM é reconhecido como um Produto Estratégico de Defesa (PED) pelo Ministério da Defesa. O reconhecimento como PED ratifica a qualidade e excelência deste Sistema permitindo que os clientes/parceiros da Clavis tenham a certeza que estão se utilizando de uma ferramenta de qualidade, que agrega valor na segurança da empresa e para a Segurança Nacional.

BART GCV

A plataforma BART (Baseline, Análise de Risco e Testes de Segurança) é capaz de tratar todo tipo de vulnerabilidade corporativa, até mesmo as de não conformidades com processos e políticas internas. O  BART conta com um motor de detecção avançado para identificação de vulnerabilidades em todo tipo de plataforma, rede, sistema ou aplicação. Além da detecção das vulnerabilidades, o BART possui a inteligência de priorização orientado aos riscos externos e inerentes ao negócio

BART também é reconhecido pelo Ministério da Defesa como Produto Estratégico de Defesa, e isso reflete a importância da ferramenta BART no tratamento de atividades de segurança e defesa cibernéticas.

O que é um Produto Estratégico de Defesa (PED)?

De acordo com o Ministério da Defesa:

Produto de Defesa (PRODE) é todo o bem, serviço, obra ou informação, inclusive armamentos, munições, meios de transporte e de comunicações, fardamentos e materiais de uso individual e coletivo utilizados nas atividades de defesa, com exceção daqueles de uso administrativo;

Produto Estratégico de Defesa (PED) é todo PRODE que, pelo conteúdo tecnológico, pela dificuldade de obtenção ou pela imprescindibilidade, seja de interesse estratégico para a defesa nacional, tais como:

    • Recursos bélicos navais, terrestres e aeroespaciais;

    • Serviços técnicos especializados na área de projetos, pesquisas e desenvolvimento científico e tecnológico;

    • Equipamentos e serviços técnicos especializados para as áreas de informação e de inteligência.

Poucas empresas no Brasil conquistaram a credencial de ser uma EED com produtos tão relevantes, como a Clavis. Atualmente, em todo o território nacional, menos de 150 empresas possuem esta credencial.

Clique aqui para conferir o guia completo de EED e PED do Ministério da Defesa.