Foram divulgados pela imprensa os resultados do projeto de segurança War Driving Day, cuja 3ª edição 2011 foi realizada novamente no centro do Rio de Janeiro, tornando possível uma comparação com os resultados do ano anterior para mostrar se as empresas da região tomaram medidas que aprimorassem a segurança de suas redes sem fio. Nesta edição também foi realizada uma varredura na Rua Visconde de Pirajá, famosa rua de Ipanema, bairro localizado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

Promovido pelo Sindicato das Empresas de Informática e executado em parceria pelas empresas Clavis e Green Hat Segurança da Informação, o War Driving Day tem como objetivo do projeto educar e alertar sobre a importância da área de segurança da informação, especialmente em seu aspecto técnico.

O jornal O Globo fez uma matéria analisando esses resultados, e confirmou uma melhoria na segurança das redes ao longo da Avenida Rio Branco, onde foram realizadas as detecções de redes do projeto.

O índice de redes sem nenhum protocolo de segurança para autenticação dos usuários (redes abertas), foi de39%. Este índice, em 2010, era de 50%. Entre as redes protegidas, houve um aumento também no uso doprotocolo WPA/WPA2, em detrimento do uso do protocolo WEP, considerado inseguro e obsoleto.

Já o telejornal Globo News, no horário das 10, fez a cobertura de todo o processo usado pelo War Driving Day, na captura e análise das redes wireless. Bruno Salgado, um dos organizadores do projeto, deu uma entrevista sobre a importância dessas análises e também da proteção individual que cada usuário deve fazer para diminuição dos riscos ao navegar na grande rede, principalmente quando conectado a uma rede sem fio. Confira abaixo o vídeo da entrevista dada ao vivo para o Jornal das 10 da Globo News:

Veja abaixo estatísticas sobre o III War Driving Day – Centro – Rio de janeiro

wdd3-centroVeja abaixo estatísticas sobre o III War Driving Day – Ipanema – Rio de Janeiro

wdd3-ipanema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s