O projeto War Driving Day – Edição em Macaé – RJ

Desta vez, o mapeamento das redes sem fio foi realizado em Macaé – RJ no dia 23 de agosto de 2011. A cidade também recebeu duas palestras gratuitas sobre segurança da informação, no dia 23 de agosto de 2011.

Promovido pelo Sindicato das Empresas de Informática e executado em parceria pelas empresas Clavis e Green Hat Segurança da Informação, o War Driving Day tem como objetivo do projeto educar e alertar sobre a importância da área de segurança da informação, especialmente em seu aspecto técnico.

O mapeamento da segunda edição II War Driving Day aconteceu nas Avenidas Rui Barbosa e Prefeito Aristeu Ferreira da Silva na cidade de Macaé-RJ, realizado o mapeamento das redes sem fio da cidade.

wdd11 wdd2 wdd3
wdd2_b1 wdd2_b2 wdd2_b5

Em quase 2 horas de coleta, foram identificadas 1864 redes sem fio. Deste total, 499 redes eram redes abertas (27%), e 229 utilizavam protocolo inseguro (12%).

Veja abaixo estatísticas sobre o II War Driving Day.

wdd2-grafico

Após a coleta, ocorreram 2 palestras sobre segurança da informação na Faculdade Salesiana.

A primeira palestra foi ministrada pelo Rafael Soares Ferreira, Sócio-Diretor Técnico do Grupo Clavis Segurança da Informação, sobre o tema “Aprendendo a atacar (e proteger) aplicações web através de jogos de guerra”.

wdd2_4 wdd2_5 wdd2_6
wdd2_b3 wdd2_b4 wdd2_b6

O objetivo da apresentação foi demonstrar metodologias e ferramentas que são utilizadas para avaliar a segurança de aplicações web através de auditorias do tipo teste de invasão. As aplicações são expostas aos principais ataques conhecidos e, a partir daí, avalia-se os resultados obtidos: invasão, exposição de informação, execuções arbitrárias, entre outros. Também foram tratadas medidas de mitigação das vulnerabilidades.

Depois tivemos a palestra do Luis Serpa, Perito Criminal Federal em Informática da Polícia Federal, sobre o tema “Forense Computacional no Âmbito da Polícia Federal – o dia a dia de um Perito Criminal Federal”

wdd2_7 wdd2_8 wdd2_9

O objetivo foi apresentar o dia de trabalho de um Perito Criminal Federal em Informática da Polícia Federal. O palestrante esclareceu uma série de dúvidas sobre as principais demandas e técnicas utilizadas nas execuções e atividades relacionadas com práticas de análise de forense computacional em seu dia-a-dia.

Veja abaixo o vídeo sobre a reportagem realizada pela INTERTV, afiliada da Rede Globo de Televisão, sobre o II War Driving Day.

Veja através do link uma lista com todos os equipamentos utilizados para a realização do projeto:www.seginfo.com.br/war-driving-day-sistema-antenas-dispositivos-e-ferramentas-utilizadas/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s