Estados Unidos tem projeto de lei para “grampear” Skype e Facebook

A Casa Branca está preparando um projeto de lei a ser apresentado em breve para o Congresso estadunidense com o objetivo de possibilitar “escutas” em serviços diversos de comunicação online, tais como o Facebook e o Skype, uma vez que os criminosos (assim como a população em geral) estão deixando de utilizar serviços tradicionais e facilmente rastreáveis como telefone e utilizando serviços online aos quais o governo não tem acesso.

Segundo Valerie Caproni, conselheira do FBI, “Estamos falando de interceptações autorizadas por lei. Não queremos expandir autoridade, mas preservar nossa habilidade de executar a autoridade já existente para proteger o público e a segurança nacional”.

Por outro lado, grupos de defesa da privacidade e liberdade civil estão preocupados. Chris Calabrese, conselheiro-sênior do programa de tecnologia e liberdade da ACLU (União Americana para Liberdades Civis) disse: “Não queremos que sejam construídos serviços de comunicação com uma porta dos fundos para espionagem, da mesma forma que não queremos que construam casas com câmeras”. Uma outra preocupação é que o “backdoor governamental” seja utilizado por usuários maliciosos.

Via Folha.com – Mundo – EUA preparam lei para grampear Skype e Facebook – 05/01/2011.