A maioria dos usuários não se preocupa com segurança em smartphones, diz pesquisa

Os usuários são indiferentes aos muitos sérios riscos de segurança associados ao armazenamento e transmissão de dados sensíveis no iPhone, Blackberry e Android, de acordo com a pesquisa do Ponemon Institute.

Seguem três dos resultados mais preocupantes da pesquisa:

  • 89% dos entrevistados não sabiam que as aplicações do smartphone podem transmitir informações confidenciais de pagamento, tais como detalhes do cartão de crédito, sem o conhecimento ou consentimento do usuário.
  • 91% dos entrevistados não sabiam que as aplicações financeiras para smartphones podem ser infectadas por malwares especializados feitos especificamente para roubar números de cartões de crédito e dados de internet banking. Além disso, quase um terço (29%) afirma que já guardou dados de cartões de crédito e débito em seus smartphones, e 35% afirma ter guardado documentos “confidenciais” do trabalho.
  • 56% dos entrevistados não sabiam que a falta de um logoff correto em um aplicativo de rede social poderia permitir que um impostor utilizasse sua conta ou alterasse suas configurações pessoais sem seu conhecimento. Daqueles que sabiam, 37% não tinha certeza se seus perfis já haviam sido manipulados.

A pesquisa foi patrocinada pela AVG Technologies. A versão completa pode ser encontrada aqui (PDF), em inglês.

Via: Most users unaware of smartphone security risks