Escassez de habilidades em Segurança da Informação gera impacto de 32% em grandes empresas

team-equipe-gestaoDe acordo com pesquisa feita pela CompTIA, oito em cada dez líderes de TI  relatam que em pelo menos uma área de negócio há falta de competências. O  estudo foi feito com 502 gerentes de TI e de negócios nos EUA, para avaliar a escassez de competências em seus departamentos, o impacto de tais deficiências,  e como esses líderes tentam administrar a situação.

A grande maioria (93%) relataram uma diferença entre as habilidades que as equipes possuem em comparação com as que as empresas necessitam. Desses,  83% afirmaram que tal diferença varia de pequena a moderada, mas 9% afirmam  que as habilidades das equipes não chegam nem perto do esperado. Apenas 7%  disseram que suas equipes possuem as habilidades necessárias.

Dentre as habilidades em que os entrevistados classificaram como mais importantes, estão: rede/infraestrutura, servidores/gestão de data center, armazenamento/back-up, cibersegurança, banco de dados/gestão de informação, help desk/suporte de TI, telecomunicações/comunicações unificadas, impressoras/copiadoras/fax, analytics/negócios, web design e desenvolvimento.

O impacto da escassez de habilidades na área de Segurança da Informação é de 32% nas grandes empresas, 39% nas de médio porte e 29% nas pequenas empresas. Para enfrentar o déficit de competências as empresas precisam investir mais em treinamentos para seus colaboradores. O método mais popular adotado é o online, empregado por 50% dos entrevistados.

A Academia Clavis Segurança da Informação possui diversos treinamentos online e presencial, capacitando os profissionais na área de Segurança da Informação. Dentre os treinamentos online, estão:

Veja mais informações sobre as certificações na área de SI, selecionadas pelo Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), ouvindo nosso podcast e lendo nosso artigo: Principais Certificações na área de Segurança da Informação – Segurança de Redes, Forense Computacional, Segurança no Desenvolvimento de Software, Gestão e Auditoria.

Fonte: ComputerWorld