Primeiro livro em português sobre a certificação Cloud Essentials é lançado no Brasil

O material fornece a base de conhecimentos não só para o profissional de TI, mas também para executivos de negócio.

São Paulo, 18 de setembro de 2014. Quase uma década depois da sua criação, a computação em nuvem, ou cloud computing, tem se firmado cada vez mais como novo paradigma no desenvolvimento das empresas de todos os portes e de novos negócios, ao redor do planeta. Esse, assim como todos os outros avanços, requer dos profissionais da área de TI um “upgrade” da sua base de conhecimentos, para se habilitarem a explorar os novos cenários de oportunidades que se abrem diante deles. Sob essa ótica Yuri Diogenes e Manoel Veras decidiram escrever o primeiro livro em português que serve como guia preparatório para o exame de certificação Cloud Essentials da CompTIA.

Segundo pesquisa da Frost Sullivan, os investimentos em Cloud no Brasil, que em 2013 estavam na casa dos 328,8 milhões de dólares, saltarão para 1,1 bilhão de dólares em 2017. Ainda de acordo com o estudo, embora já exista demanda significativa de infraestrutura como serviço (IaaS) e software como serviço (SaaS), a adoção de plataforma como serviço (PaaS) aumentará gradualmente, a medida que os usuários passarem a perceber melhor os benefícios que esse novo paradigma trás.

Com o título “Cloud Essentials Guia Preparatório para o exame CLO-001” o livro fornece a base de conhecimentos sobre o que é CloudComputing, além de todas as tecnologias e preocupações que se deve ter antes da adoção desse modelo. O lançamento aconteceu no mês de julho, na Livraria Cultura, em Fortaleza.

“A Certificação CompTIA Cloud Essentials é fundamental para qualquer profissional de tecnologia da informação interessado em aprender os conceitos, padrões, práticas e o impacto no negócio decorrente da adoção da computação em nuvem. Essa certificação permitirá que o profissional entenda as características da computação em nuvem e como uma empresa pode tirar proveito desta tecnologia para fins de aprimoramento do negócio”, destaca Yuri Diogenes, um dos autores do livro.

Segundo Marco Carvalho, agente da CompTIA no Brasil, o livro é um material inovador para o mercado brasileiro, pois é o primeiro livro em português sobre o tema.“É importante ressaltar a importância do livro não só para o profissional de TI, como para o profissional de negócios, aquele que irá decidir qual tecnologia adotar”, ressalta Carvalho.

Validar seus conhecimentos no que tange ao assunto de computação em nuvem por meio de uma certificação neutra de fabricante, como é o caso do CompTIA Cloud Essentials, é um fator diferencial para qualquer profissional. O livro cobre todos os assuntos da prova CompTIA Cloud Essentials CLO-001.

Dentre eles estão:

  • Os conceitos e características de mercado da computação em nuvem independente da plataforma;
  • Entendimento sobre o valor agregado deste modelo ao negócio da empresa;
  • Conceitos técnicos a respeito dos tipos e modelos de nuvem;
  • Passos padrões para a adoção da computação em nuvem;
  • Entendimento do impacto no gerenciamento de TI com a adoção da computação em nuvem no ambiente;
  • Os riscos relacionados à segurança, às consequências e fatores de mitigação.

Yuri esclarece que é necessário ter um conhecimento teórico antes de colocar a mão na massa. “Cloud computing deixou de ser uma promessa, já é uma realidade e é preciso ter capacitação nessa área. Aconselho a todos os profissionais que se interessam pelo tema a lerem o livro e buscarem a certificação Cloud Essentials da CompTIA. Pois é uma certificação vendor neutral, ou seja, totalmente independente de qualquer fornecedor de soluções Cloud”.

Yuri Diógenes é graduado em MBA pela FGV, Mestre em Cybersecurity – Intelligence & Forensics Investigation pela UTICA College nos EUA. e tem mais de 19 anos de experiência na área de TI. Atualmente é Senior Knowledge Engineer do time de Soluções em Infraestrutura e Nuvem da Microsoft. Possui as certificações CompTIACloud Essentials, CompTIA Cloud+, CASP, CompTIA Security+, CompTIA Network+, ISC2 CISSP, EC|CEH, EC|CSA, Microsoft MCITP, MCTS, MCSA/MCSE+Security, MCSE+Internet, MCSA/MCSE+Messaging. Yuri também é membro do ISSA (Information System Security Association) Fort Worth Chapter e CSA (Cloud Security Alliance) Brasil. Twitter @yuridiogenes e artigos em Português no blog http://yuridiogenes.wordpress.com

Manoel Veras de Sousa Neto é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com mestrado e doutorado em Administração com ênfase em Tecnologia da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor e consultor vinculado à UFRN. Certificado pela Microsoft (MCSE+I), Cisco (CCDP), Dell (Master DCSE), PMI (PMP), COBIT Foundation e ITIL Foundation. Foi pesquisador do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) de São José dos Campos. Atuou como engenheiro eletrônico na indústria aeronáutica. Foi consultor de sistemas Dell em dezenas de projetos de infraestrutura de TI espalhados pelo Brasil. É autor dos livros “Datacenter – Componente Central da Infraestrutura de TI”, “Virtualização – Componente Central do Datacenter” e “CloudComputing – Nova Arquitetura de TI.

Com apoio da Finep e do CNPq, o livro possui 180 páginas e está a venda no site da Editora Nova Terra, por R$ 44,90.

Sobre a CompTIA

A CompTIA é a voz da indústria de TIC do mundo. Seus membros são as empresas que estão na vanguarda da inovação e os profissionais responsáveis por maximizar os benefícios que as organizações recebem por seus investimentos em tecnologia. A CompTIA é dedicada ao avanço do crescimento da indústria por meio de seus programas educacionais, pesquisa de mercado, eventos de networking, certificações profissionais e defesa de políticas públicas. Para mais informações, visite CompTIA online, Facebook, LinkedIn e Twitter.

 

Informações para Imprensa

CARVALHO COMUNICAÇÃO

Tel. (5511) 99982-7746

Eliane Carvalho – MTB: 17.980

eliane_carvalho@carvalhocomunicacao.com.br