Pesquisa revela que mais de 40% de todos os ataques DDoS são refletidos

akamaiConforme divulgado no Q4 2014, o relatório sobre segurança cibernética da Akamai Technologies, Inc. os ataques DDoS refletidos corresponderam a 44% de todos os ataques de negação de serviço noticiados em 2014.

Segundo o relatório, a ampla disponibilidade de ferramentas para a realização dos ataques, sobretudo pagas e disponíveis sob contratação, foi um fator crucial para o aumento de 88% dos ataques refletidos em comparação ao relatado pelo Q4 2013.

Além disso, foi identificado um aumento de 52% da largura de banda média de pico de ataques DDoS em comparação com o ano passado e um total de 200% de aumento em ataques com largura de banda superior a 100 Gbps. Com relação as fontes geográficas, os Estados Unidos e a China continuam como os principais alvos, mas em vez de o Brasil, Rússia e China, bloco que dominou no Q3 2014, o tráfego dos ataques veio em grande parte dos Estados Unidos, China, Índia e Europa Ocidental.

Os resultados do estudo corrobora com o de outros, a citar o da Arbor Networks, divulgado aqui no ano passado. Não obstante, os dados preocupam, visto que essa técnica de ataque se utiliza de protocolos que respondem com mais tráfego do que recebem, eliminando a necessidade do atacante ganhar controle sobre o servidor ou dispositivo alvo.

Fonte: Net Security