Let’s Encrypt chega a 1 milhão de certificados emitidos em apenas 3 meses

lets-encrypt-destac

Na última terça-feira (8) a Autoridade Certificadora Let’s Encrypt anunciou, em seu blog, ter emitido 1 milhão de certificados TLS “gratuitos e abertos”. A Certificadora, operada pelo Internet Security Research Group (ISRG), comemorou o fato de ter atingido o marco em apenas três meses e cinco dias depois de lançar a versão beta do serviço.

Mas o número de domínios cobertos pelo certificado pode ser ainda maior, já que um único certificado pode cobrir vários domínios diferentes. Pelas contas da Autoridade Certificadora, cerca de 2,5 milhões de domínios únicos podem estar protegidos pelo Let’s Encrypt.

Nesse espaço de três meses a história mudou, e o serviço já é reconhecido por todos os principais navegadores, incluindo o Mozilla Firefox e o Chrome.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido, segundo a empresa.

“Ainda falta muito para que a Internet esteja livre de protocolos inseguros, mas esse foi um avanço substancial. Estava muito claro que o custo e a burocracia para se obter certificados estava forçando muitos sites a continuarem usando o protocolo HTTP, inseguro. Sabemos há muito tempo que o HTTPS precisa ser o padrão”.

Entre os apoiadores do certificado gratuito, estão a EFF, a Akamai, a Cisco e a Mozilla.

Foto: Let’s Encrypt, por SoftwareEngineeringDaily.com