SegInfoCast #34 – Lançamento livro “Countdown to Zero Day: Stuxnet and the Launch of the World’s First Digital Weapon” de Kim Zetter

SegInfocast #34 – Faça o download aqui. (19:58 min, 13,7 MB)

Paulo Sant’anna recebe pela primeira vez Alan Oliveira, um dos tradutores do livro Countdown to Zero Day: Stuxnet and the Launch of the World’s First Digital Weapon de Kim Zetter. No livro, a jornalista especializada em cibersegurança conta a história por traz do vírus que sabotou os esforços iranianos para criação de um programa nuclear, mostrando como sua criação inaugurou um novo tipo de guerra, em que ataques digitais podem ter o mesmo poder destrutivo de uma bomba física.

Do que trata o livro?

O livro trata do surgimento da primeira arma digital do mundo, o Stuxnet, desde suas origens nos corredores da Casa Branca  até a execução do ataque a uma usina atômica no Irã.

Sua existência começou a se tornar pública em 2010, após inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) perceberem  que as centrífugas de uma usina iraniana de enriquecimento de urânio estavam falhando em um ritmo sem precedentes por razões absolutamente desconhecidas.

Cinco meses depois – em um evento aparentemente não relacionado -, uma empresa de segurança em Belarus foi chamada para solucionar problemas em computadores no Irã. Nesses computadores eles encontraram um malware que, inicialmente, pensaram se tratar de uma ameaça simples e rotineira; mas análises mostraram se tratar de algo misterioso, e de complexidade sem precedentes.

O livro cita em detalhes o trabalho realizado por analistas de segurança da informação e analistas de sistemas de controle industrial (SCADA) para dissecar e desvendar esse malware.

Além disso, “Countdown” fala sobre a Guerra Cibernética, seu desenvolvimento e o mercado de compra e venda de códigos maliciosos.

Você pode citar outros destaques do livro?

Para o ataque do Stuxnet ser bem sucedido, não poderia haver erros. O livro descreve suas etapas de criação com detalhes, desde a contratação de pessoal especializado em centrífugas de usinas nucleares, até a simulação em ambientes com centrífugas iguais às iranianas para que o código fosse lançado em campo com a máxima eficácia.

Além disso, nosso entrevistado conta como o livro revela detalhes desconhecidos do grande público sobre o mercado “cinza, obviamente não regulamentado, de vendas de códigos “maliciosos” para pessoas que agem em defesa da segurança nacional de diversos países. O preço desses códigos  é variável, dependendo da exclusividade e do programa, podendo chegar até U$ 200.000.

Alan finaliza a entrevista contando histórias reais sobre ataques cibernéticos que ocorreram em países como Estônia e Geórgia.

countdown

Quando o livro será lançado?

O lançamento do livro está previsto para novembro deste ano.

Alan Oliveira é Engenheiro, mestre em Engenharia Eletrônica na área de sistemas inteligentes. Atuou por 7 anos como oficial da marinha nas áreas de sistemas de armas e comunicações. Atualmente é professor na Marinha do Brasil, onde ministra as disciplinas de controle de sistemas, guerra eletrônica e sistemas de comunicação. Desenvolve em seu doutorado uma pesquisa voltada para a segurança de sistemas de controle e automação.