12 dicas de práticas comerciais seguras para o período de compras de fim de ano

cyber-security-1805632_640

O período das festas de fim de ano traz um aumento considerável no movimento no comércio, tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais. Infelizmente esse aumento também representa novas oportunidades para cibercriminosos.

Pensando nisso, a empresa de cibersegurança Optive Security criou uma lista com 12 dicas de segurança voltadas para o comércio durante o período de compras de fim de ano. O objetivo é “ajudar as equipes de segurança e TI a preparar empresas e colaboradores para lidar com ciberameaças comuns a esta época do ano”.

Veja algumas delas abaixo.

Limite o privilégio de funcionários temporários: “organizações criminosas sabem que empresas costumam contratar pessoal extra nessa época do ano e tentam tirar vantagem disso. Organizações devem limitar o acesso de funcionários a sistemas corporativos com base nas necessidades específicas das tarefas que eles desempenharão”.

Tempo de festas, tempo de phishing: “pesquisas mostram que essa prática aumenta exponencialmente durante o período de festas. Eduque os funcionários para que eles aprendam as diferenças entre mensagens legítimas e phishing, além de como reportar essa ameaça”.

Verifique os pontos de venda (POS) diariamente: “empresas que lidam com transações em dinheiro e cartão devem monitorar e checar seus terminais POS por sinais de fraude, que podem vir em múltiplo formados, incluindo máquinas de clonagem de cartão e dispositivos USB”.

Outras dicas incluem cuidados com transferências eletrônicas de grandes quantias, com o uso de dispositivos IoT – como câmeras de segurança conectadas – a importância de manter aplicações e programas atualizados e de realizar backups de forma regular.

Veja a lista completa neste link.