Thales adquire a Gemalto almejando a criação de um líder global em segurança digital

Em reunião realizada no dia 17 de dezembro, a Thales anunciou a compra da Gemalto (empresa fabricante de chip holandesa) por 4,8 bilhões de euros. Conforme comunicado emitido em conjunto pelas empresas envolvidas na negociação, o acordo pretende criar uma empresa de liderança mundial no setor de segurança digital.

A Thales, empresa francesa que comercializa sistemas de informação e serviços para as indústrias aeroespacial, de defesa e de segurança, pagará 51 euros por ação da Gemalto, um prêmio de 57% sobre o preço de fechamento da companhia em 8 de dezembro, de acordo com o comunicado.

Para Philippe Vallée, CEO da Gemalto, ambas empresas compartilham dos mesmos valores e ambições, e isso permitirá prosseguir com suas estratégias, acelerar o desenvolvimento e fortalecer a segurança digital da empresa como parte da Thales. Além disso, Philippe assegura que esta junção também irá beneficiar os funcionários, clientes e acionistas.

Recentemente, a Thales vem aumentando significativamente o seu foco nas tecnologias digitais, investindo mais de 1 bilhão de euros em conectividade, segurança cibernética, análise de dados e inteligência artificial, em particular com a aquisição da Sysgo, Vormetric e Guavus. A integração da Gemalto acelera fortemente essa estratégia, reforçando a oferta digital da Thales em seus cinco mercados (aeronáutica, espaço, transporte terrestre, defesa e segurança). No total, esta nova unidade de negócios representará 20% das receitas do grupo, se classificando entre os três principais players do mundo, com receitas de 3,5 bilhões de euros no mercado de segurança digital.