Green Hat é credenciada a avaliar Equipamentos de Certificação Digital Padrão ICP-Brasil

Em publicação no Diário Oficial da União do último dia 4 de abril, o Presidente do Inmetro autorizou a Green Hat a realizar os ensaios para cartões criptográficos (smartcards), leitoras de cartões inteligentes, tokens criptográficos e módulos de segurança criptográfica. A publicação foi o resultado de um longo processo de mais de um ano no qual se avaliou a infraestrutura, a equipe e a experiência da Green Hat – ou seja, em que se avaliou a capacidade técnica da empresa para realizar avaliações de Equipamentos de Certificação Digital Padrão ICP-Brasil – a infraestrutura oficial de chaves públicas brasileira. Com a publicação, a Green Hat entra no seleto grupo de laboratórios que possuem competência legal para realizar avaliação de tais equipamentos.

O credenciamento da Green Hat é mais um passo para a estratégia da empresa de se consolidar como um provedor de segurança para aplicações sensíveis, e um importante reconhecimento da capacidade técnica da empresa.

Equipamentos de Certificação Digital Padrão ICP-Brasil. No Brasil, para que uma assinatura digital tenha validade jurídica, ela deve estar rastreada à chamada “ICP-Brasil”, que é a infraestrutura oficial de chaves públicas brasileira. Para dar segurança ao processo de certificação digital, os equipamentos utilizados na ICP-Brasil devem atender a uma série de requisitos de segurança. É exatamente na avaliação destes requisitos de segurança que entrará a Green Hat – aplicando toda a sua expertise para avaliar se os requisitos normativos estão atendidos.

Avaliação de alta complexidade. Um dos principais desafios para se realizar a avaliação de Equipamentos de Certificação Digital Padrão ICP-Brasil é a complexidade dos requisitos expressos nos chamados “Manuais de Condutas Técnicas”, publicados pelo ITI e mantidos em seu site: http://iti.gov.br/legislacao/61-legislacao/500-manuais-de-condutas-tecnicas-mct-s.

Próximos passos. Com o credenciamento para realizar ensaios de Equipamentos de Certificação Digital Padrão ICP-Brasil, a Green Hat prossegue a busca pela acreditação na norma ISO/IEC 17025, a norma de gestão de qualidade de laboratórios de ensaios e calibração. Trata-se da norma que garante a qualidade dos ensaios e calibrações realizados por um laboratório, e é mandatória para laboratórios que queiram atuar alinhados às melhores práticas internacionais. Atualmente, os processos da Green Hat já estão alinhados à norma, mas é necessária uma avaliação formal do órgão acreditador oficial – o Inmetro – antes que a Green Hat possa ser considerada formalmente aderente à norma.