Sprint disponibiliza código aberto com Elastic Stack para auxiliar na prevenção fraude em dispositivos mobile

A implementação da Sprint de código aberto com Elastic Stack ajudou na redução de fraudes em até 90% em operadoras de telefônicas e dispositivos móveis.

A equipe de gerenciamento de fraudes da Sprint, liderada por Helen Schallenberg-Tillhof, diretora de gerenciamento de fraudes, com apoio e orientação da Rice e membros da TI e das divisões de gerenciamento de projetos e conformidade da empresa, sabia que precisava de uma maneira melhor de identificar e interromper rapidamente a atividade fraudulenta antes os dados do cliente foram expostos.

Ao implementar um conjunto de ferramentas de monitoramento, análise de dados e pesquisa  usando o Elastic Stack, a Sprint foi capaz de identificar, pesquisar, monitorar e analisar dados de várias fontes e formatos. O sistema antifraude, que recebeu o prêmio CIO 100 em Excelência em TI, transformou completamente o modo como a Sprint detecta e bloqueia atividades fraudulentas, diz Rice.

A Elastic permitiu que a Sprint adotasse uma abordagem muito mais preditiva e proativa para localizar e impedir fraudes e aumentar a velocidade de detecção. Antes, era preciso uma reclamação do cliente para identificar fraudes, e então esse cliente teria que esperar para ser encaminhado por meio de atendimento ao cliente geral para um especialista do departamento de fraudes, levava em torno de 5 ou 6 dias para ser atendido.

Entretanto, com  a solução Elastic Stack, a Sprint consegue evitar o cibercrime antes que ele cause impacto no cliente.  Possibilitando identificar e parar tentativas de fraude e roubo em horas ou mesmo minutos.

No cenário brasileiro, visando a redução de custos e a entrega de uma solução robusta para as empresas, a Clavis desenvolveu  o Sistema Octopus, o qual utiliza o ELK como base. Por ser implementado sobre uma pilha open source os custos de licenciamento são reduzidos. Além disso, a solução Octopus é totalmente escalável e customizável, permitindo inclusive o aproveitamento do legado de investimentos em SIEM já feitos.

O Octopus se destaca por ser poderoso e permitir dar um tratamento unificado ao processo de gerenciamento de eventos e informações de segurança, atendendo a avançados requisitos de compliance ao mesmo tempo em que extrai informação relevante por meio da correlação de eventos.

Para mais informações sobre notícias da Sprint, clique aqui.