SegInfocast #61 – Combate a Fraudes e Ameaças Cibernéticas

SegInfocast #61 – Faça o download aqui(13min:57s ,  10.1 MB)

Estreando no SegInfocast, Emilio Simoni , Security Director na dfndr Lab, uma divisão da PSafe Brasil, conversa com Luiz Felipe Ferreira sobre suas atividades no combate a fraudes e ameaças cibernéticas.

Combate a fraudes

Emilio conta que seu foco de proteção principal é a criação de tecnologias heurísticas de proteção para o usuário final, principalmente no ambiente de dispositivos móveis.

Malwares para dispositivos móveis

A popularização dos dispositivos móveis com acesso a internet fez com que os criminosos migrassem para esse tipo de usuário final, sabendo que eles carregam, além de informações pessoais, dados corporativos. Emilio cita que seu trabalho envolve diversas proteções contra páginas maliciosas, páginas falsas e aplicativos maliciosos.

Roteadores Domésticos

Nosso convidado comenta que está trabalhando em um projeto direcionado a identificar vulnerabilidades que possam ser exploradas nos roteadores domésticos como senhas padrão, protocolos inseguros ativos, vulnerabilidades de firmware etc., sugerindo ao usuário possíveis correções.

Relatório de Segurança Digital

Emilio diz que trabalha junto a alguns veículos de comunicação com propósito de conscientizar os usuários para que entendam o tipo de riscos que estão expostos na internet. O Relatório de Segurança Digital, criado em 2017 pela PSafe e com uma nova versão liberada a cada três meses possui informações sobre as estatísticas de ataques identificados.

Chamou a atenção o aumento do primeiro para o segundo semestre nesse ano de 12% do número de ataques, sendo o principal destaque o “Whishing“, o phishing direcionado para o WhatsApp.

Sobre o entrevistado

Emilio Simoni é Security Director na dfndr Lab, divisão da PSafe.