Let’s Encrypt atinge a marca de 1 bilhão de certificados emitidos

A Autoridade Certificadora Let’s Encrypt anunciou na última quinta-feira dia 27, em seu blog, ter atingido a grandiosa marca de 1 bilhão de certificados emitidos desde seu lançamento, em dezembro de 2015.

O blog decidiu com essa marca fazer uma recapitulação  do que mudou na Internet para que chegasse a esse evento e das mudanças que aconteceram desde a última conquista de 100 milhões de certificados:

Uma coisa que é diferente agora é que a Web é muito mais criptografada do que era. Em junho de 2017, aproximadamente 58% dos carregamentos de páginas usavam HTTPS globalmente, 64% nos Estados Unidos. Hoje, 81% dos carregamentos de páginas usam HTTPS globalmente, e estamos em 91% nos Estados Unidos! Esta é uma conquista incrível. Isso é muito mais privacidade e segurança para todos.

A empresa enfatizou também que um dos grandes responsáveis pelo grande número de certificados foi o protocolo ACME (Automatic Certificate Management Environment), que foi responsável pela automatização do trabalho, em outras palavras, o computador fica responsável pela maior parte do trabalho. Também foi padronizado como RFC 8555 em 2019, que permitiu criações de ecosistemas de software mais seguros, Certbot é um dos mais conhecidos por ser de mais fácil utilização.

Você pode conferir mais a respeito do Let’s Encrypt clicando aqui.