ANPD apresenta novo Comitê de Governança

autoridade nacional de proteção de dados portaria nº 15 comitê de governança

A Portaria nº 15, que institui o Comitê de Governança da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), foi publicada, nesta segunda-feira, 5 de julho de 2021, no Diário Oficial da União.

De acordo com a publicação, entre outras atribuições, o Comitê deve definir estratégias institucionais e diretrizes estratégicas transversais sobre: governança pública; gestão de riscos, transparência e integridade na ANPD; planejamento; mecanismos de controle interno; e eficiência na gestão administrativa.

O Comitê de Governança será formado pelo presidente, na figura do diretor-presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, além de diretores do Conselho Diretor do órgão. Cada integrante pode indicar um suplente.

São competências do Comitê de Governança: orientar a alta administração na implementação e na manutenção de processos, estruturas e mecanismos adequados à incorporação dos princípios e das diretrizes da governança; incentivar e promover iniciativas que busquem implementar o acompanhamento de resultados no órgão, com adoção de soluções para melhoria do desempenho institucional e de instrumentos para o aprimoramento do processo decisório.

Além disso, o colegiado também deverá promover e acompanhar a implementação das medidas, dos mecanismos e das práticas organizacionais de governança definidos pelo Comitê Interministerial de Governança (CIG) e elaborar manifestação técnica relativa aos temas de sua competência.

Clique aqui e leia Portaria nº 15 na íntegra.

Fonte: Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados