
Neste episódio do SegInfocast, Luiz Felipe Ferreira recebe Milena Andrade que nos contará tudo sobre uma das maiores certificadoras mundiais, o EXIN.
Clique aqui e confira a página de cursos da Academia Clavis, incluindo os cursos EXIN.
Conte-nos um pouco sobre o EXIN. Do que se trata?
Milena comenta que o EXIN é um instituto internacional de certificações para profissionais de Tecnologia e Negócios. Fundado em 1984, inicialmente os cursos eram focados em atender as necessidades do governo holandês, porém aos poucos se expandiu para a região européia e depois para o mundo.
Qual foi o primeiro produto de sucesso do EXIN?
O ITIL foi o primeiro produto de destaque no portfólio do EXIN, tendo contribuído, inclusive, com a escrita da primeira versão. No Brasil, o EXIN foi o líder de certificações ITIL, tanto que muitos até hoje vinculam o EXIN ao ITIL, mas muitos outros cursos e certificações foram adicionados.
Quais são as opções atuais no portfólio do EXIN?
Nossa convidada cita quatro grandes pilares de cursos e certificações: A primeira voltada a metodologias ágeis (Agile, DevOps e Lean), outra voltada a Gestão de Serviços de Negócios (VeriSM, ISO 2000, etc), uma voltada a Privacidade, Proteção de Dados e Segurança da Informação (ISO 27001, DPO, Ethical Hacking) e a última voltada a Tecnologias e Software (Cloud, Blockchain, Inteligência Artificial e outros).
Além disso, existem as opções de trilhas de carreira, onde os profissionais recebem uma sugestão de cursos e certificações visando a preparação e reconhecimento para essa jornada de estudos dos alunos. Isso facilita até o recrutamento desses profissionais pelas empresas.
E como são criados os exames?
Não se trata de algo criado exclusivamente na sala de produtos da EXIN na região europeia, cita Milena. Os projetos hoje são criados (e atualizados) com uma visão global, com a ajuda de especialistas ao redor do mundo, inclusive brasileiros, como aconteceu em cursos de metodologias ágeis e privacidade e proteção de dados. O EXIN visa criar produtos independentes, menos focados em soluções e mais focados em conceitos que podem ser entendidos em qualquer local do mundo.
E como os exames são realizados pelos candidatos?
É possível escolher uma de três opções disponíveis: A prova pode ser realizada na estrutura de um parceiro credenciado EXIN de modo online. Outra opção no parceiro é através da prova em papel. Essa opção é considerada normalmente como uma contingência e há um processo seguro de correção e descarte. A terceira opção é o EXIN Anywhere, modalidade online onde o candidato poderá realizar o exame em qualquer lugar, contanto que atenda os requisitos necessários do protocolo da prova.
Qual é a estimativa de profissionais certificados pelo EXIN?
3 milhões de profissionais ao redor do mundo já foram certificados pelo EXIN. O Brasil representa de 8 a 10% desse total. As certificações do EXIN são reconhecidas mundialmente.
Qual é a campanha promocional que o EXIN está trazendo em 2022?
Em celebração aos dois anos da LGPD em agosto de 2022, o EXIN estendeu a campanha que concede um desconto automático em todas as certificações de USD25 até 31 de dezembro de 2022. Os alunos também poderão acumular com o voucher de desconto de 6% da Clavis.
Sobre a entrevistada:
Milena Andrade é Regional Director no EXIN há 13 anos. Formada em Administração de Empresas e MBA em Marketing.
Sobre o entrevistador:
Luiz Felipe Ferreira tem 16 anos de experiência em Tecnologia da Informação e desde 2008 trabalha com Segurança da Informação. Formado em Tecnologia em Informática pela UniverCidade e com MBA em Gestão de Projetos e Negócios em TI pela UERJ. Atualmente é Especialista em Proteção de Dados na Vivo (Telefonica Brasil). Apresentador do SegInfocast. Professor universitário na IDESP e na Impacta. Instrutor credenciado EXIN no tema de privacidade e proteção de dados pela Clavis. Possui as certificações EXIN DPO, ISFS, PDPF, PDPP.
Clique aqui e confira a página de cursos da Academia Clavis, incluindo os cursos EXIN.
Posts relacionados: Seginfocast #84 – Desenvolvimento Seguro / SegInfocast #83 – Novo livro sobre CyberSecurity do Andy Greenberg – “SandWorm – A New Era of Cyberwar and the Hunt for the Kremlin’s Most Dangerous Hackers” e SegInfocast #82 – Novo Curso CompTIA Security+ 601